Confira 4 dicas para acalmar seu cachorro durante fogos de artifício

É importante que o seu cão esteja em um lugar em que menos reverbere o barulho dos fogos. Confira dicas para acalmar o seu pet.

Em períodos de festas em que são usados fogos de artifício com maior frequência, tais como Réveillon, os cães sofrem por terem uma audição muito sensível e se sentem amedrontados. Existem projetos de lei que tramitam em diversos estados, nas respectivas assembleias estaduais, que visam proibir os fogos de artifício, inclusive projeto a nível nacional.

continua depois da publicidade

Mas, para reparar os danos desde já, você sabe o que fazer para proteger seu cãozinho dos famigerados fogos barulhentos? Vamos a algumas dicas para você saber como melhor proteger seu pet.

Dicas para proteger seus cães dos fogos

1. Procure o lugar mais isolado da residência

É importante que o seu cão esteja em um lugar em que menos reverbere o barulho dos fogos. Mantê-lo em um local assim evita o desespero e estresse que ele possa vir a ter com os fogos.

continua depois da publicidade

2. Entreter seu animal com um som ambiente

É bom deixar um som menos poluente e mais calmo para que o cão possa se entreter mais e não despertar tanta atenção para os fogos. Manter uma TV ligada ou rádio ajuda muito.

3. Mantê-lo em local que não seja visível à luz dos fogos

Imagine um barulho de um forte trovão, seguido de um clarão de raio ao seu lado… Seria bem mais assustador, não é verdade? Com os cães, ocorre o mesmo.

Caso as luzes dos fogos e o barulho o alcance, certamente, o medo e estresse do animal será ainda maior. Portanto, busque ao máximo não deixá-lo exposto à visão da claridade dos provocadas pelos fogos.

continua depois da publicidade

4. Não deixe trancado em local exposto ao barulho

Se o seu animal fica em um beco fechado ou quarto, mas com o volume dos fogos o alcançando, ele poderá se machucar no desespero de tentar fugir para algum local seguro. Muitos cães chegam a sair da casa na busca por fugir da origem daquele barulho que, para ele, é atormentador.

Por isso, deixe-o entrar em casa ou em algum lugar afastado do barulho. Pode ser uma boa pedida e o seu pet agradecerá muito. Essas são algumas das dicas para manter o seu cãozinho mais seguro. Mas, se o nível de estresse for muito alto, é bom buscar ajuda de um veterinário.