O que é Efeito Mandela? Veja como as falsas memórias funcionam

Na última década, centenas de casos do efeito Mandela foram registrados, desde eventos atuais a marcas de produtos e cultura pop.

O Efeito Mandela, como é chamado hoje, surgiu pela primeira vez em 2010, quando inúmeras pessoas na internet lembraram falsamente que Nelson Mandela estava morto.

continua depois da publicidade

Acreditava-se amplamente que ele havia morrido na prisão durante a década de 1980. Na realidade, Mandela foi libertado em 1990 e faleceu em 2013.

Além disso, outras falsas memórias amplamente difundidas além da crença de Mandela morrer na prisão, incluem vários episódios inexistentes de Star Trek e rumores sobre a morte do teólogo Billy Graham.

continua depois da publicidade

O que é efeito Mandela?

O Efeito Mandela é um fenômeno real que acontece quando um grupo de pessoas lembra incorretamente de um evento ou divulga uma história sobre uma ocorrência infundada.

Em outras palavras, o efeito Mandela ocorre quando muitas pessoas pensam erroneamente que algo aconteceu quando não aconteceu. Esses grupos afirmam que se lembram de incidentes ou experiências específicas, embora não haja evidências sobre aquilo.

O que causa as falsas memórias?

Algumas teorias afirmam que isso ocorre porque existem universos paralelos que às vezes cruzamos. Há também alegações de que as distorções resultam de ataques espirituais ligados a demônios, magia negra ou feitiçaria.

continua depois da publicidade

Mas, embora sejam muito difundidas, nenhuma dessas teorias possui embasamento científico.

O que dizem os especialistas?

Os psicólogos explicam o Efeito Mandela e a relação com a memória e os efeitos sociais por meio da confabulação. O termo se refere a um processo de preenchimento de lacunas de memória com informações mal interpretadas, distorcidas ou mesmo inventadas.

O fenômeno também pode ser explicado através do conceito de falsa memória que foi inicialmente estudado por Pierre Janet e Sigmund Freud.

continua depois da publicidade

A memória é uma informação vulnerável que muda com o tempo. O processo de conversão da memória de curto prazo em memória de longo prazo é chamado de consolidação da memória. No entanto, toda vez que avaliamos uma memória, ela precisa ser reconsolidada.

O processo de reconsolidação da memória ajuda a reforçar a informação e, ao mesmo tempo, muda ligeiramente o que lembramos. Com a introdução de novos elementos, a memória necessariamente perde sua precisão.

Assim, embora possamos pensar que fortalecemos memórias antigas ao evocá-las, na verdade, fazemos o oposto, ou seja, criamos falsas memórias.

continua depois da publicidade

Por fim, outra explicação para o Efeito Mandela é a sugestionabilidade, a tendência a acreditar no que os outros sugerem ser verdade. Quando a desinformação é introduzida, pode comprometer a fidelidade de uma memória existente.