PIS/Pasep tem R$ 24,6 bilhões pendentes em 2022; veja quem pode sacar

As cotas já estão disponíveis para saque e correspondem ao período de 1971 a 1988. Entenda melhor quais são os critérios.

É comum relacionarmos o abono salarial com o PIS/Pasep, mas as cotas em questão não têm relação com o abono. De acordo com um dado divulgado pelo Governo Federal, quase R$ 25 bilhões em cotas ainda não foram sacados pelos trabalhadores que têm direito ao recebimento.

continua depois da publicidade

Essas cotas são referentes a quem trabalhou com carteira assinada ou era servidor público entre os anos de 1971 e 1988, ou seja, antes do fim do antigo Fundo PIS/Pasep. Os valores são relativos aos funcionários que ainda não sacaram o que tinham direito devido à contribuição com o antigo fundo.

Como consultar sua cota do PIS/Pasep?

Para saber se você tem algum valor que pode ser sacado, é preciso consultar o app oficial do FGTS (disponível para Android e iOS) ou pelo site. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal ou em uma das agências do banco.

continua depois da publicidade

Em caso de falecimento, o dinheiro do trabalhador pode ser sacado por um de seus dependentes até o dia 31 de maio de 2025. Nesse caso, o beneficiário deve ir até uma agência da Caixa Econômica Federal munido dos seguintes documentos:

  • Documento de identidade com foto;
  • Certidão de óbito do trabalhador;
  • Documento que comprove a relação de dependentes e pensionistas;
  • Escritura pública de inventário.

Os herdeiros também podem solicitar o saque com a apresentação de um alvará judicial, onde conste o nome dos beneficiários.

Caso esses valores dos contribuintes já falecidos não sejam resgatados até o ano de 2025, o dinheiro será destinado aos cofres públicos e poderá ser utilizado em programas do Governo Federal.

continua depois da publicidade