IBGE faz teste inicial para Censo Demográfico de 2022; entenda

Importante lembrar que o IBGE garante o sigilo de todas as informações que serão repassadas pelos moradores que vão participar do Censo 2022. 

Os primeiros testes do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começaram na última segunda-feira, dia 06/09. Eles estão sendo feitos com os moradores do bairro da Ilha de Paquetá, na capital do Rio de Janeiro. Os recenseadores devem realizar as entrevistas em quase 1,3 mil domicílios da localidade até o dia 24 de setembro.

continua depois da publicidade

De acordo com as informações da Agência Brasil, o Censo experimental sempre ocorre antes de iniciar a pesquisa em todo o Brasil. A ideia é testar os aplicativos e questionários para garantir total segurança quando for realizado em todas as localidades.

Em decorrência da pandemia da COVID-19, o Censo 2020 foi adiado pelo governo por duas vezes. Alguns processos de coleta também foram modificados para garantir mais segurança aos profissionais e moradores.

continua depois da publicidade

Como serão feitas entrevistas?

A Ilha de Paquetá foi escolhida para realização dos primeiros testes, porque 85% dos moradores já foram vacinados contra a COVID-19. Mesmo assim, durante a coleta, o recenseador terá que seguir todos os protocolos de segurança sanitária, mantendo um distanciamento com o entrevistado, além de usar máscara, protetor facial e andar com álcool em gel.

O IBGE vai aplicar o teste no formato híbrido. As informações serão coletadas presencialmente nas residências ou os dados poderão ser passados por outros meios, como internet e telefone. No primeiro momento, o recenseador vai explicar como será feito o Censo e o morador vai escolher se deseja fazer a entrevista de forma presencial, por telefone ou receber um código para responder pela internet.

Depois da coleta, o IBGE vai avaliar os aplicativos e os sistemas que foram desenvolvidos para o Censo 2022 através dos testes realizados com os moradores. Com base nisso, a instituição vai organizar a coleta em todo o país, que está programada para acontecer no dia 1º de junho do próximo ano, com toda segurança.

continua depois da publicidade

Em entrevista na Agência Brasil, o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, ressaltou a importância dos testes antes de iniciar efetivamente o Censo 2022. Também explicou quantos profissionais participarão, nesse primeiro momento, do trabalho em campo.

“Esse teste tem esse objetivo, treinar. A gente tem 12 entrevistadores que vão circular aqui e cerca de 30 observadores vão passar por aqui. Eu mesmo vou ser um deles. É começar a analisar o trabalho que está sendo feito, o que a gente pode melhorar”, destacou.

Como identificar o recenseador do IBGE?

O IBGE estabeleceu que o recenseador vai vestir colete e crachá para que os moradores possam identificar o profissional, evitando falsos recenseadores. Essa identificação, ainda, pode ser confirmada através do site. Outra forma é confirmar pelo telefone 0800-721-8181, das 8h às 20h, diariamente.

Importante lembrar que o IBGE garante o sigilo de todas as informações que serão repassadas pelos moradores que vão participar do Censo 2022. O recenseador vai coletar as informações, através de um dispositivo móvel, e enviar diretamente para a central do IBGE.

continua depois da publicidade

O dispositivo tem um chip, sendo possível efetuar o upload logo depois do preenchimento do questionário realizado com o morador. Nos censos anteriores, era preciso chegar no IBGE para repassar essas informações.