Inscrição do ENEM 2020 é prorrogada até dia 18 de dezembro

O período para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já e encerrou. No entanto, a inscrição do ENEM para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou sob medida socioeducativa foi prorrogada até esta sexta-feira (18/12). A solicitação deve ser feita pelo responsável pedagógico de cada unidade prisional ou socioeducativa. continua depois da publicidade […]

O período para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já e encerrou. No entanto, a inscrição do ENEM para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou sob medida socioeducativa foi prorrogada até esta sexta-feira (18/12). A solicitação deve ser feita pelo responsável pedagógico de cada unidade prisional ou socioeducativa.

continua depois da publicidade

Dentro do prazo estipulado, os encarregados de fazer as inscrições deverão também:

  • Determinar as salas de provas dos participantes;
  • Definir transferência entre as unidades, quando for o caso;
  • Excluir de sua tarefa aqueles que tiverem liberdade decretada.

As notas desses candidatos poderão ser acessadas por seus responsáveis que deverão colocá-las no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para poderem pleitear vagas no ensino superior. Os colaboradores também ficarão encarregados de informar os participantes privados de liberdade acerca das etapas do exame.

continua depois da publicidade

Aplicação das provas para PPL

As provas para inscritos PPL serão realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. As unidades prisionais deverão possuir espaço escolar coberto, silenciosos, com iluminação, mesas e cadeiras para a aplicação do exame. Durante a avaliação, é necessário que haja segurança e sigilo para os candidatos.

Aqueles que fizeram a inscrição no ENEM e possuem idade igual ou superior a 18 anos poderão utilizar a nota para entrar em Universidade, como mecanismo único, alternativo ou complementar. Já quem for menor de idade poderá participar como trainee.

Nesse caso, o resultado da prova não poderá contar como acesso ao ensino superior. A nota será utilizada para auto avaliação dos conhecimentos do candidato.

continua depois da publicidade

Calendário geral do ENEM 2020

A inscrição no ENEM ficou aberta entre os dias 11 e 27 de maio de 2020 e contou com mais de cinco milhões de cadastros. Já é sabido que o Exame Nacional terá um formato diferente, contando com quatro dias de prova ao invés de apenas dois. A ideia é não aglomerar os alunos de uma vez só, por causa da pandemia de coronavírus.

Sendo assim, ficaram instituídos como dias de avaliação:

  • Prova Impressa: 17 e 24 de janeiro de 2021;
  • Prova Digital: 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

Vale ressaltar que as provas digitais não serão realizadas em casa, como muitos podem pensar. Os candidatos devem se dirigir até o local de prova definido no Cartão de Confirmação. É importante lembrar também que apenas 15 capitais estaduais contarão com o novo estilo de avaliação.

continua depois da publicidade

Aqueles que forem impedidos de fazer a prova por causa da COVID-19 ou outras doenças infectocontagiosas, poderão participar da reaplicação no mesmo dia do ENEM para PPL.