Geralmente acabamos passando por alguma situação em que não nos lembramos o nome de alguém ou até mesmo não nos recordamos de alguns fatos que aconteceram durante o dia. Esses lapsos que acontecem na memória das pessoas geralmente não querem dizer que você esteja sofrendo com a perda de memória.
Entretanto, existem formas para evitar a perda de memória. Geralmente são hábitos mais saudáveis que acabam influenciando na manutenção da memória com o passar dos anos, evitando que episódios de perda de memória se tornem mais frequentes.
Pensando em tudo isso, nós do Concursos no Brasil fizemos uma matéria com 5 hábitos que podem te ajudar a evitar a perda de memória, levando ao convívio com doenças como o Alzheimer. Confira a seguir.
5 hábitos que podem ajudar a evitar a perda de memória
A perda de memória geralmente pode ter diversas causas e as mais comuns acontecem com pessoas que apresentam altos níveis de estresse ou que são muito ansiosas, e também em pessoas com mais de 60 anos, idade em que os neurônios se encontram mais deteriorados e por isso acabam retendo menos informações que o costume.
Nesse sentido, situações em que acabamos por esquecer onde está um certo objeto, dar um recado importante ou até mesmo lembrar um nome podem ser prevenidas com alguns hábitos que estimulem e equilibrem o funcionamento do cérebro.
1 – Praticar exercícios físicos
Exercícios físicos são um grande benefício para a saúde e funcionam como um escudo para o corpo humano. Nesse sentido, exercícios físicos melhoram a circulação e o fluxo sanguíneo para o cérebro, protegendo as células e evitando a perda de memória. A prática de exercícios físicos de 3 a 5 vezes na semana também previne outras doenças, como hipertensão, colesterol e diabetes.
2 – Treine o raciocínio com jogos
Cérebros que se mantêm mentalmente ativos estão sempre com suas células estimuladas, evitando assim sua deterioração e posteriores dificuldades no raciocínio e na retenção de informações importantes ou não.
Nesse sentido, procure sempre ler um livro e treinar o raciocínio com jogos que estimulam o cérebro, caso das palavras-cruzadas, caça-palavras e sudoku. Outras atividades também são recomendadas para evitar a perda de memória, como aprender uma nova língua, aprender a tocar um instrumento ou qualquer outra atividade que se mostre desafiadora para o cérebro.
3 – Ter noites de sono regulares
Dormir bem influencia em várias atividades cotidianas. Por isso, o recomendado é dormir entre 6 a 8 horas por dia, para que o cérebro consiga fixar memórias e consolidar tudo o que aconteceu e foi aprendido durante o dia. É bom lembrar que o cérebro quando está cansado também acaba ficando estressado e prejudicando os níveis de retenção de informações de do raciocínio a longo tempo, gerando esquecimentos e confusão.
4 – Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
O consumo de bebidas alcoólicas é algo prejudicial para a saúde em vários níveis. Dessa forma, as bebidas alcoólicas acabam agindo no cérebro, acelerando a perda de memória e dificultando o raciocínio. É interessante também evitar o uso de drogas e de hábitos nocivos, como o fumo.
5 – Procure realizar check-ups todos os anos
Para evitar a perda de memória é necessário estar com os exames em dia. Por isso, procure investigar a possível ocorrência de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alto e alterações hormonais. Essas comorbidades acabam prejudicando a circulação sanguínea e deterioram o funcionamento de vários órgãos, incluindo o cérebro.