A higiene bucal é de extrema importância para manter os dentes limpos e saudáveis. Mas, além de usar a escova e a pasta de dente, o fio dental é um aliado indispensável para alcançar as áreas mais difíceis.
Por isso, todos os dentistas recomendam o uso de fio dental ou escovas interdentais. No entanto, embora o fio dental seja um item comum, ainda são cometidos erros ao usá-lo. Veja a seguir quais são os mais frequentes.
3 erros comuns que cometemos ao usar o fio dental
1. Reutilizar uma parte de fio dental para limpar outra área da boca
O uso do fio dental serve para eliminar as bactérias naqueles cantinhos onde a escova não consegue chegar, por exemplo, entre os dentes.
Portanto, se você reutilizar a mesma parte do fio dental para limpar outra parte dos dentes, corre o risco de espalhar bactérias, mesmo em áreas que já estão limpas.
2. Excesso de força ao limpar entre os dentes
Quando você não sabe usar o fio dental, pode usar muita força para introduzi-lo entre os dentes e isso pode afetar suas gengivas a curto prazo. É aconselhável manter o fio firme e exercer pressão suavemente em formato de C, durante a limpeza.
3. Usar o fio dental separando os dentes em seções
Ao passar o fio dental nos dentes, você deve levar em consideração que deve ter uma ordem adequada para fazê-lo e, assim, evitar deixar algumas partes da boca sujas. O que os dentistas recomendam é dividir a boca em quatro quadrantes.
Você pode começar limpando o canto superior esquerdo, e depois passar para o lado direito, mantendo uma ordem sequencial no momento da limpeza. O mesmo procedimento deve ser realizado com ambos os lados da parte interna da prótese.
Como você viu, o uso adequado do fio dental gera benefícios que contribuem para a saúde bucal. Por isso, se você já cometeu algum desses erros, agora sabe como evitá-los. Em caso de dúvidas, consulte um dentista.