5 dicas fáceis que ajudam a eliminar a caspa do cabelo

A caspa pode ser causada pela genética do indivíduo ou por agentes externos, como estresse, fadiga, alergias, consumo de álcool, excesso de oleosidade, entre outros.

A caspa, aquela casquinha branca do couro cabelo, é um dos principais sintomas da dermatite seborreica. Essa, por sua vez, é uma inflamação que pode causar, além da descamação branca ou um pouco amarelada, coceira, vermelhidão, irritação e até mesmo feridas.

continua depois da publicidade

A causa da inflamação pode ter relação com a genética do indivíduo ou com agentes externos, como estresse, fadiga, alergias, consumo de álcool, excesso de oleosidade, entre outros.

A dermatite seborreica e, portanto, a caspa, pode aparecer no couro cabeludo, mas também, em algumas áreas da face, como sobrancelhas, orelhas, canto do nariz, além da região do tórax.

continua depois da publicidade

Por ser tão aparente, a caspa acaba incomodando os indivíduos que sofrem com o quadro e até mesmo pode ser um motivo de vergonha e constrangimento.

Sabendo disso, preparamos uma lista com 5 dicas simples que vão ajudar a eliminar a caspa do cabelo.

Mas antes de conferir as dicas, lembre-se de que é fundamental procurar um dermatologista para que ele possa prescrever um tratamento para a caspa de acordo com seu tipo de cabelo e com as possíveis causas. O conteúdo contido neste texto é meramente informativo e não dispensa a consulta com um bom profissional.

continua depois da publicidade

1. Use shampoo anticaspa

Uma dica – que é bastante conhecida – é inserir na sua rotina de cuidados capilares o shampoo anticaspa. Isso porque o produto, como o próprio o nome já denuncia, ajuda a eliminar a caspa.

Mas, antes de comprar o produto em alguma perfumaria, é importante procurar um dermatologista para que ele possa indicar um shampoo anticaspa adequado para o seu tipo de cabelo.

2. Evite lavar os cabelos com água quente

Se você quer eliminar a caspa do seu cabelo, deve evitar lavar o couro cabeludo com água quente. Isso porque, a água quente resseca o couro cabeludo. Com isso, há um aumento da secreção da glândula sebácea para proteger a pele.

continua depois da publicidade

Como consequência, há um aumento da oleosidade e a proliferação de fungos causadores de caspa. Por isso, na hora de lavar os cabelos, prefira água em temperatura de morna para fria.

3. Evite dormir com os cabelos molhados

Dormir com os cabelos molhados pode aumentar a proliferação de fungos causadores de caspa, já que esses micro-organismos adoram um ambiente quente e úmido. Por isso, sempre seque os fios antes de dormir.

Se você secar com secador, lembre-se que o ar muito quente pode aumentar a secreção da glândula sebácea, aumentando, por consequência, a oleosidade do couro cabeludo. Isso pode agravar o quadro das caspas.

continua depois da publicidade

4. Pense bem antes de fazer procedimentos químicos

Procedimentos químicos, como alisamentos e tinturas, irritam o couro cabeludo. Isso, por sua vez, causa o aumento da caspa e da descamação. Por isso, se você já sofre com caspa, pense bem antes de fazer qualquer procedimento químico em seu cabelo.

5. Consuma bebida alcoólica de forma moderada

Outra dica que ajuda a eliminar a caspa do cabelo é consumir bebida alcoólica de forma moderada. Isso porque a bebida é capaz de interferir no funcionamento das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade do couro cabeludo.

E você já sabe que oleosidade é uma das causas do aparecimento da caspa.