Estes 25 nomes não podem ser registrados no Brasil; confira a lista

A criatividade do brasileiro não pode ir tão longe assim na hora de batizar os filhos, sabia?

Se você tiver um filho ou uma filha e quiser ser criativo na hora da escolha do nome, é preciso ter alguns cuidados, afinal nem todos os nomes podem ser registrados em nosso país, sabia?

continua depois da publicidade

Apesar de conhecermos pessoas com nomes inusitados, como Deus Quer Magalhães Mota e Vicente Mais ou Menos, a legislação brasileira proíbe o registro de alguns nomes em específico.

O motivo é evitar que as crianças sejam motivo de chacota e sofram discriminação ao longo da vida. Entre os nomes proibidos por aqui, estão:

continua depois da publicidade
  1. A Mesma
  2. Acolhedora
  3. Aquilo Que eu Gosto
  4. Babaca
  5. Biscoito Recheado
  6. Bunda
  7. Caixa dos Prazeres
  8. Cadastrado
  9. Desconhecido
  10. Dita Cuja
  11. Fantasias Sexuais
  12. Fulano de Tal
  13. Garagem da Frente
  14. Identidade Desconhecida
  15. Largo do Bilau
  16. Mamãe Noel
  17. Massa Folhada
  18. Pai Ignorado
  19. Olho de Tandera
  20. Recém Nascido
  21. Sem Informação
  22. Sonho Recheado
  23. Tesouro de Pobre
  24. Rua Sem Saída
  25. Túnel do Afogamento

É aquela coisa, né: se tem regra, tem história. Possivelmente, esses nomes estão proibidos porque alguns pais já tentaram registrar seus filhos com esses nomes curiosos.

É possível mudar de nome no Brasil?

Sim, é possível. Conforme a nova Lei de Registros Públicos, qualquer pessoa, independentemente da idade, pode solicitar a mudança de nome. No caso de recém-nascidos, existe um prazo de 15 dias para que os responsáveis pelo bebê mudem o nome do registro da criança.

A mudança na legislação também permite que as pessoas incluam sobrenomes de outros familiares, se quiserem, contanto que exista comprovação de vínculo. Da mesma forma, também é possível excluir o sobrenome de algum familiar.

continua depois da publicidade

O processo de alteração de nome é rápido e leva, no máximo, cinco dias. Para fazer o pedido, basta apresentar um documento de identificação com foto, CPF, passaporte, título de eleitor e, no caso de homens, certificado de reservista.

O valor do serviço varia conforme o município onde o cartório em questão atua.