O que acontece se colocar papel alumínio no micro-ondas?

O micro-ondas é um eletrodoméstico que cria ondas eletromagnéticas para aquecer os alimentos, mas o que acontece ao colocar papel alumínio dentro deles pode ser perigoso.

No geral, as pessoas enfrentam dúvidas sobre o que acontece se colocar papel alumínio no micro-ondas. Afinal, será que pode-se esquentar itens como marmitas ou produtos embalados nesse material? Acima de tudo, o micro-ondas é um eletrodoméstico delicado que possui um conjunto de regras para uso e manutenção.

continua depois da publicidade

Sendo assim, a cozinha precisa ser um ambiente seguro para toda família, de modo que esses riscos devem ser conhecidos por todos. Em primeiro lugar, é fundamental entender como o micro-ondas funciona antes de colocar itens dentro dele. Saiba mais a seguir:

O que acontece se eu colocar papel alumínio no micro-ondas?

Acima de tudo, o papel alumínio não pode ser colocado dentro do micro-ondas. Basicamente, esse metal tem capacidade alta de condução de energia, mas não o suficiente para suportar o calor que é produzido dentro do micro-ondas.

continua depois da publicidade

Como consequência, ao entrar em contato com as ondas eletromagnéticas geradas dentro do aparelho eletrodoméstico, o papel alumínio entra em combustão e causa um incêndio cujas proporções variam de acordo com o tempo de exposição. Sendo assim, panelas e alimentos embrulhados no alumínio não devem ser aquecidos no produto.

No geral, é fundamental ainda ficar atento aos pedaços pequenos que ficam presos à comida, porque podem gerar uma combustão perigosa ou queimar a comida.

Portanto, opte por utensílios transparentes, como vidro, cerâmica ou plásticos, porque assim as ondas irão passar pelo material e aquecer o alimento, sem ficar retido ou ser conduzido demais.

continua depois da publicidade

Contudo, fique atento ao tempo de exposição desses utensílios ao micro-ondas, porque pode acontecer um superaquecimento e acabar derretendo o material. Ademais, é importante tomar cuidado ao manuseá-los após o aquecimento, para não causar acidentes como queimaduras ou explosões.