Confira como consultar o PIS/Pasep pela internet

Apenas com o CPF em mãos já é possível realizar a consulta para saber se você tem direito a algum dos abonos.

Sabia que, se você trabalhou com carteira assinada em 2021, você tem direito a um dinheirinho a mais este ano? Trata-se de abonos pagos pelas empresas ou pelo estado para o fundo de garantia do trabalhador. Veja agora como consultar o Pis/Pasep pela internet!

continua depois da publicidade

No caso, esses dois abonos são pagos tanto para trabalhadores da iniciativa privada, na forma PIS, quanto para os trabalhadores do setor público, o Pasep. Como mencionamos, esse valor é depositado mensalmente na conta dos funcionários, mas não se pode sacar imediatamente.

Por exemplo, agora em 2023, foi liberado apenas o valor referente ao ano base de 2021. Assim, se você trabalhou por no mínimo 30 dias no ano base com carteira assinada, então você terá direito a essa quantia super útil para quitar as contas do cotidiano.

continua depois da publicidade

Porém, é claro, o valor irá variar para os que trabalharam o mínimo necessário para receber, que é 30 dias, e os que trabalharam mais meses. Inclusive, quem trabalhou o ano inteirinho poderá receber um salário mínimo completo!

Os pagamentos começaram a acontecer em fevereiro e seguem o mês de nascimento de cada pessoa no caso do PIS, e o último número do NIS para o caso do Pasep. No mais, para fins de confirmação, você pode consultar o valor que você tem a receber pela internet!

Faça a consulta do PIS/Pasep na internet

É possível saber quanto se tem para receber de PIS/Pasep por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para download gratuitamente. No entanto, também é possível fazer a mesma pesquisa direto na internet sem necessidade de baixar o aplicativo.

continua depois da publicidade

Para isto, você precisará acessar o site do Abono Salarial por meio deste link e fazer o login na página por meio do seu cadastro Gov.com. Logo em seguida, uma tela abrirá para você com diversas opções, mas a escolha certa é a primeira opção “Abono Salarial”.

Assim, você pode ler direitinho qual é o valor que está disponível para você, bem como quando você e como você pode sacar. Certamente esse valor pode ser uma baita ajuda para pagar as contas do mês, né?!