A partir de quantos anos a pessoa é considerada idosa no Brasil?

A pessoa é considerada idosa a partir dos anos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa, principal documento para a qualidade de vida durante o envelhecimento do Brasil.

No Brasil, a pessoa é considerada idosa a partir da idade determinada no Estatuto da Pessoa Idosa. Em resumo, este documento estabelece os direitos dos idosos, assim como as punições previstas para as pessoas que os violarem, a fim de promover maior qualidade de vida ao envelhecimento dos cidadãos.

continua depois da publicidade

Contudo, algumas pessoas têm dúvidas sobre quando esse período começa da perspectiva social, uma vez que o envelhecimento é um processo natural desde o momento do nascimento.

Com essa informação, torna-se possível solicitar benefícios assistenciais, utilizar das vagas preferenciais e acessar outros direitos. Saiba mais a seguir:

continua depois da publicidade

Pessoa é considerada idosa a partir de quantos anos no Brasil?

De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, considera-se um idoso todo indivíduo com 60 anos ou mais.

Neste caso, outros documentos considerando essa mesma idade, como é o caso da Política Nacional do Idoso, estabelecida pela lei federal número 8.842, e da própria Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Constituição Federal defende que é obrigação da família, comunidade, sociedade e também do poder público garantir que o idoso esteja em acesso do direito à vida.

continua depois da publicidade

Além disso, o texto defende o direito à saúde, alimentação, cultura, esporte, segurança e outros aspectos básicos para promoção da dignidade humana em todas as fases.

Os direitos garantidos para a pessoa idosa envolvem a gratuidade de medicamentos e transporte público. Há ainda a questão do atendimento preferencial em órgãos públicos, vagas exclusivas em estacionamentos e no transporte público, e isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Com base nesses direitos prescritos no Estatuto da Pessoa Idosa, é possível promover um envelhecimento de qualidade. Neste caso, existem medidas preventivas e também de tratamento, no caso de emergências com os idosos.

continua depois da publicidade