Ano Novo: saiba como proteger cães e gatos durante fogos de artifício

Vamos te dar umas dicas sobre o que fazer para proteger seus cães e gatos durante este período em que as pessoas usam de fogos de artifício de maneira frequente.

Os animais são sensíveis ao barulho provocado por fogos de artifício e causa medo, estresse e irritação. Além de tudo, os ruídos provocam uma sensação de insegurança e os pets interpretam como algo perigoso e nocivo. Por isso, vamos te dar umas dicas sobre o que fazer para proteger seus cães e gatos durante este período em que as pessoas usam de fogos de artifício de maneira frequente.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que a consciência é tudo e pensar nos bichinhos antes de soltar fogos seria uma boa alternativa.

Nunca deixe o animal sozinho

Neste contexto, é importante não deixar o seu cão ou gato sozinho. A presença de seu tutor ali do lado o ajudará a se sentir mais seguro. Além de tudo, estando sozinho, pode identificar mais a sensação de que está correndo perigo e fará de tudo para fugir, e pode até se machucar nessa tentativa.

continua depois da publicidade

O medo e alto estresse podem gerar em seu animal até convulsões.

Entretenha seu animal

Outra técnica é conseguir entreter seu animal para ele não se sentir tão desprotegido diante dos fogos. Dê-lhe brinquedos, faça brincadeiras e esteja sempre passando a ele a sensação de segurança.

Assim, você evitará que ele fique focado somente no barulho e brilho dos fogos que são soltos durante a virada do ano. É importante não forçar o comportamento se o seu pet estiver muito assustado buscando local para se esconder.

continua depois da publicidade

Abrigue bem seu animal

Quando começam os fogos de artifício, os animais logo buscam um lugar para se esconderem. É importante ter dentro de casa espaços que ofereçam segurança para seus animais e que eles possam ficar bem abrigados.

É importante que esses lugares tenham a menor infiltração de barulho possível. Nunca deixe seu animalzinho em lugar aberto e exposto ao som e luminosidade dos fogos. Eles podem querer fugir às pressas e desesperados e com isso acabarem se machucando.

Use som ambiente

Às vezes, manter uma televisão ou som ligados podem distrair a audição do seu pet para que não sofra tanto com os impactos dos fogos.

continua depois da publicidade

O som de televisão ou música já são identificados pelo seu animal e ele já se acostumou. Isso ajudará muito a fazê-lo perceber menos os sons externos.

Casos extremos

Os remédios calmantes para seus pets devem ser ministrados em último caso, caso apresente convulsões pelos barulhos ou extrema ansiedade e irritação. Para esse método, é necessário consultar um veterinário que saberá qual medicamento aplicar em seu pet para deixá-lo mais relaxado.