Afinal, para que serve o ar frio do secador?

O ar frio do secador possui funções tão diversas quanto o ar quente, mas nem todos sabem como aproveitar essa possibilidade.

O secador de cabelo é um dos principais dispositivos utilizados na estilização dos cabelos, principalmente os aspectos de forma ou no caso dos penteados. No geral, possui características comuns para que haja evaporação da água que está sobre o cabelo úmido em menos tempo. Porém, você sabe para que serve o ar frio do secador?

continua depois da publicidade

Criado em 1890, pelo estilista francês Alexandre Godefroy, os primeiros secadores de cabelo se pareciam com um capuz preso a uma chaminé e conectado a um fogão a gás. Neste caso, era utilizado somente para retirar a umidade dos cabelos, mas possuía uma estrutura bem mais complexa do que a atual. Saiba mais a seguir:

Para que serve o ar frio do secador?

Diferente do que muitos pensam, o ar frio do secador também tem funções variadas e tão importantes quanto o ar quente. Neste sentido, pode-se usar o ar frio para tirar a umidade dos fios do cabelo sem alisá-los. Além disso, esse procedimento gera uma redução do dano à fibra capilar porque é menos agressivo.

continua depois da publicidade

Logo depois de fazer uma escova de cabelo, é comum ficar com os frizz em alguns fios, principalmente nos mais localizados na frente. Sendo assim, o jato de ar frio pode acalmar o cabelo rebelde, mas é ainda mais recomendado que se utilize um óleo capilar para completar a finalização após a escova.

Em outros casos, é ainda melhor utilizar o ar frio do secador para garantir mais brilho aos cabelos, principalmente depois de usar o ar quente. Assim, você consegue selar as fibras capilares, garantindo até mais durabilidade ao penteado e um movimento natural sem danificar o couro cabeludo.

Por fim, quem tem cabelo cacheado deve optar pelo ar frio do secador para secar os cachos e manter a ondulação natural. Ainda que leve um pouco mais de tempo, é uma forma excelente de garantir que o fio não será danificado pelo calor do aparelho de beleza.

continua depois da publicidade