Confira as melhores maneiras de usar o alho-poró em seus pratos

Quando o caule (formação de folhas) estiver muito grosso, o recomendado é cortar ao meio para ter as rodelas menores. Saiba mais.

Muito mais delicado e menos concentrado que a cebola e alho, seus parentes próximos, o alho-poró é um vegetal que é utilizado como tempero para milhares de receitas em nossa culinária. Consiste em um talo cilíndrico de onde saem as suas folhas verdes bem escuras e que se formam lembrando um pé de cebolinha. É muito consumido devido ao sabor delicado que proporciona nas receitas, sobretudo com carnes.

continua depois da publicidade

O alho-poró é encontrado durante todo o ano e é considerado como um vegetal muito nobre na hora de incrementar as receitas. Uma das facilidades do alho-poró é que, por ser usado in natura, ele pode ser simplesmente cortado bem picadinho ou até batido com outros ingredientes para criar uma pasta ou molho de temperos.

Na hora de comprar, é importante escolher o alho que possua na extremidade do caule, que na verdade é um emaranhado de folhas que se juntam, uma tamanho entre 10 e 20 centímetros e largura entre 2 e 5 centímetros. Procure pelas folhas mais verdes e menos murchas, pois quanto mais verde maior será sua concentração de sabor e cheiro.

continua depois da publicidade

Modo de usar o alho-poró

Ao planejar o seu alho-poró para o tempero de algum prato, é necessário separar a raiz das folhas e fazer um corte horizontal da raiz até a extremidade onde foi retiradas as folhas. Com as mãos, abra as folhas que formam o “caule” para retirar qualquer resto de sujeira. Assim, basta cortá-lo da melhor forma e utilizá-lo como tempero.

Na maioria dos pratos, o alho-poró é melhor cortado em rodelas pequenas, mas algumas pessoas, por exemplo, preferem além de cortar, amassá-lo ou triturá-lo. Quando o caule (formação de folhas) estiver muito grosso, o recomendado é cortar ao meio para ter as rodelas menores, assim o cozimento durante o preparo do prato será melhor.