Com estas 6 dicas, sua rotina em casa vai ficar bem mais fácil

Nada melhor do que otimizar o nosso tempo, não é mesmo? Pensando nisso, separamos ótimas dicas para melhorar sua rotina em casa.

Manter uma rotina de trabalho, e com casa bem cuidada, não é uma tarefa fácil, mas existem meios de melhorar bastante nosso lar e ainda ganhar mais tempo. Pessoas que moram sozinhas são as que mais sofrem com a rotina do lar, haja vista que manter tudo em ordem mesmo tendo que empenhar muito tempo no trabalho não é algo fácil de fazer.

continua depois da publicidade

Para te ajudar, vamos ver algumas dicas que envolvem trabalhos domésticos, cuidados e conservação de alimentos para tornar sua rotina melhor.

1. Limpeza

A limpeza da casa é algo que pode ser um problema para quem trabalha fora e chega em casa sem tempo de limpar a bagunça deixada na noite anterior. Por isso, muitos deixam para “dar uma geral” nos finais de semana e feriados. Mas é possível ir sempre arrumando as coisas com o pouco tempo e manter o lar limpo com algumas dicas.

continua depois da publicidade

Busque sempre organizar as coisas por compartimento da casa. Isso ajudará a não ter acúmulo de sujeira. Manter, por exemplo, o banheiro organizado ajudará a identificar os rastros de sujeira sempre que tiver algum.

Os produtos utilizados no banho podem causar “apodrecimento” devido à água acumulada e juntar mau cheiro e atrair pernilongos. Ao enxugar o rosto com a toalhinha, é importante certificar-se que ela não ficará dobrada em algum canto. Deixe-a sempre estendida e, de preferência, próxima ao local com entrada de ar que gera algum vento. Deixá-la úmida poderá provocar cheiro de mofo e desconforto.

O mesmo ocorre na cozinha, evitando deixar água sobre a pia e objetos. Os panos para enxugar pratos e fazer limpezas precisam ser mantidos secos. Isso evita, inclusive, o acúmulo de bactérias e fungos. Já no quarto, busque evitar meias sujas e toalhas molhadas sobre a cama ou pelo chão.

continua depois da publicidade

2. Arejamento dos cômodos

Se sua casa passa muito tempo fechada devido ao seu dia de trabalho, é sempre importante abrir os cômodos ao chegar para que alguma corrente de ar possa entrar. Isso provoca uma qualidade do ar dentro de casa, afasta o cheiro de mofo e torna o ambiente mais agradável.

Uma casa com pouca ventilação tende a ser até mais prejudicial à saúde. Caso sua casa não tenha janelas de entrada de ar, é recomendado abrir a porta principal por algum tempo, tendo ventilador que circule o ar.

3. Sensação de vida

É importante cultivar, dentro de casa, uma plantinha que possa passar uma sensação melhor de vida. Quase não percebemos, mas quando moramos sozinhos ter em casa uma planta ou aquário ajuda a quebrar barreiras mentais quanto a sensação de solidão. Por isso, mantenha sempre uma plantinha para cuidar em casa, que fará o ambiente ser mais agradável.

continua depois da publicidade

Outra dica importante para o lar é utilizar alguns elementos para limpar que possuem alta eficácia. Entre eles, está o próprio secador de cabelos que ajuda na retirada de manchas de gordura de mesas e fogões.

4. Fogão

Uma boa dica para evitar excessos de sujeiras e gorduras no fogão é ferver bem as tampas e sempre limpá-las com água quente e vinagre. O bicarbonato é outro potente removedor de sujeiras.

5. Geladeira

Às vezes, de tanto usarmos a geladeira, ficam manchas no puxador ou em outras partes da porta. Uma solução com água morna, vinagre e bicarbonato é uma excelente receita para tirar manchas de sua geladeira.

continua depois da publicidade

6. Manchas de mofo

As manchas de mofo em locais específicos de sua casa podem ser retiradas com detergente, água e sabão em pó. Nesse caso, é mais adequado em cerâmicas e paredes que possuem tinta lavável.