Aprenda como remover mancha de gordura e óleo de suas roupas

Derrubou molho na blusa e a lavagem comum não tirou a mancha de gordura? Não se preocupe, existem formas simples de remover esse tipo de mancha.

A cena é clássica: Você está comendo um prato gorduroso, como uma carne frita ou um macarrão com molho, e, de repente, a comida escapa do garfo e voa em direção à sua roupa. Pronto: agora você tem uma blusa manchada de gordura, e quem lava roupas já sabe o tamanho do problema.

continua depois da publicidade

O fato é que, embora a situação seja complicada mesmo, existem formas de retirar as manchas de gordura e óleo das suas roupas. Confira a seguir e depois coloque em prática.

1. Talco

Essa é uma dica clássica de quem já tem experiência com a coisa. O poder do talco está justamente na capacidade de absorver a gordura do tecido, contanto que você aplique o produto enquanto a mancha ainda estiver úmida, pois nos casos de mancha seca ele não funciona.

continua depois da publicidade

Manchou a blusa com gordura? Corre trocar de roupa e imediatamente coloque um pouco de talco sobre a mancha, deixando o produto descansar por quatro horas. Depois, use uma escova de dentes para esfregar o talco no tecido, mas com delicadeza, até retirar todo o produto.

Para terminar de remover a mancha, lave a peça como de costume, mas com água quente.

2. Vinagre

A gente ama o vinagre, já que é um produto democrático e com muita utilidade. No caso da mancha de gordura nas roupas, o que você precisa é molhar a região afetada com o produto e deixá-lo agindo por mais ou menos 15 minutos.

continua depois da publicidade

Feito isso, lave a região afetada com detergente e deixe secar.

3. Suco de limão

Gordura e acidez não combinam, por isso o limão é uma ótima opção para remover manchas. Tudo o que você precisa fazer é espremer um limão sobre a marca de gordura, de preferência logo após o acidente, e, na sequência, lavar a peça com detergente e água quente.

Lembre-se de que o limão mancha a pele, então não faça essa lavagem enquanto estiver em exposição ao Sol. Viu só como é simples se livrar das manchas de gordura e óleo? Agora você não vai se desesperar quando acontecer de novo.

continua depois da publicidade