Valores a Receber: sistema do BC deve mudar em 2023; entenda

O Sistema do Valores a Receber, mantido pelo Banco Central, deve mudar em 2023. Acima de tudo, as alterações referem-se ao formato de acesso para os cidadãos que buscam informações na plataforma.

O Sistema Valores a Receber consiste em um serviço de consulta aos cidadãos brasileiros. Mantido pelo Banco Central (BC), permite que as pessoas saibam que possuem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou instituição financeira.

continua depois da publicidade

Porém, o Valores a Receber do BC deve mudar em 2023, em especial no que se refere ao formato de acesso.

Além de oferecer informações sobre o dinheiro esquecido ou parado, esse sistema também oferece métodos de recuperar os valores.

continua depois da publicidade

Sendo assim, cidadãos com contas encerradas em bancos e instituições financeiras podem solicitar a devolução por diferentes métodos, em especial transferências para contas ativas. Saiba mais a seguir:

O que deve mudar no Sistema Valores a Receber do BC em 2023?

A partir de fevereiro de 2023, o Sistema do Banco Central será acessado somente por meio do Portal Gov.br. Sobretudo, a mudança foi anunciada em setembro, por meio de uma circular editada pelo próprio BC.

Com a mudança, o acesso será alterado em fevereiro para que os brasileiros que ainda não tem uma conta no portal possam criar o cadastro. Desse modo, será possível apresentar um login e senha específico para os serviços do Valores a Receber.

continua depois da publicidade

A alteração surgiu após uma pesquisa realizada pelo Banco Central. Por meio dos dados de acesso, foi concluído que a maioria dos usuários prefere usar a conta do gov.br para acessar os serviços do portal. Ainda que existem outras opções, essa se apresentou também como a mais segura.

Os brasileiros que quiserem se antecipar poderão abrir a conta no portal Gov.br desde agora. O serviço é gratuito, rápido e prático. Atualmente, está disponível no site do Governo Federal.