Atenção: veja quem precisa atualizar o CadÚnico até o final de 2022

O prazo para a averiguação cadastral terminou no último dia 12, mas a revisão pode ser feita até outubro. Veja mais detalhes.

Terminou na última sexta-feira (12) o prazo para os beneficiários que precisavam fazer averiguação cadastral do CadÚnico. Agora, quem precisa fazer a revisão cadastral tem até o dia 14 de outubro de 2022 para atualizar todas as informações necessárias.

continua depois da publicidade

O CadÚnico é um cadastro geral do Governo Federal para administrar as famílias que precisam receber os benefícios sociais como Auxílio Brasil e Vale-Gás e, também, para avaliar a situação de estudantes que pedem isenção de taxa de inscrição do Enem ou que se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O que é a revisão cadastral?

O nome “revisão cadastral” é dado à solicitação que a família recebe para atualizar seus registros no sistema do CadÚnico.

continua depois da publicidade

Isso acontece quando o cadastro fica há mais de dois anos sem qualquer atualização ou quando a família não apresenta comprovantes novos de situação de trabalho, renda familiar, endereço ou mudanças na composição da família (nascimentos, óbitos, casamento, divórcio, etc.).

Para estar em dia com o programa, todos os beneficiários precisam atualizar seus cadastros a cada dois anos ou sempre que alguma informação tiver que ser alterada.

Para fazer essa revisão cadastral, basta comparecer a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município ou a algum centro de atendimento do CadÚnico que exista na cidade.

continua depois da publicidade

Devido aos impactos da pandemia, o governo decidiu remanejar o processo de revisão cadastral em 2022. Somente aqueles com cadastros desatualizados desde 2016 ou 2017 precisam regularizar a situação até o dia 14 de outubro deste ano.

Para que serve o CadÚnico?

O cadastro geral serve também para que o governo saiba a quais famílias direcionar outros benefícios além dos citados no início do texto. A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, também são concedidos através dos dados disponíveis no CadÚnico.

Os beneficiários que não atualizarem seus dados até o prazo final, 14 de outubro, poderão ser suspensos dos programas sociais do governo.

continua depois da publicidade

A partir de julho de 2023, as famílias cujos dados estiverem incompletos devem ser excluídas do CadÚnico, conforme declarou, em nota, o Ministério da Cidadania.