TED e DOC: afinal, qual é a diferença entre as modalidades de depósito?

Esses jeitos mais tradicionais de fazer transferências bancárias sempre geraram confusão. Confira aqui todas as características dessas operações.

Mesmo com a popularização do Pix como meio eficiente de realização de transferências, ainda estão disponíveis na carteira de serviços dos bancos as tradicionais modalidades de TED e DOC.

continua depois da publicidade

Antes de falar de cada um, destacamos que, para ambas as operações, são necessárias as seguintes informações: CPF (ou CNPJ), dados bancários (agência, conta e qual é o banco) e o tipo de conta (poupança ou corrente).

Confira a seguir, afinal, qual é a diferença entre as modalidades de depósito:

continua depois da publicidade

TED

A sigla significa Transferência Eletrônica Disponível (TED), não possui qualquer limitação (mínima ou máxima) de valor a ser transferido. Por curiosidade, a TED está disponível no mercado brasileiro desde 2002.

DOC

Acrônimo para Documento de Crédito (DOC), essa operação possui o limite de R$ 4.999,99 e apenas instituições bancárias autorizadas pelo Banco Central (Bacen) podem realizar a operação.

Qual delas é mais barata?

Não existe uma tabela de valores, inclusive existem pacotes de serviços que nem cobram por essas operações. Então, é bom consultar seu gerente para saber quais os valores cobrados por cada uma das operações.

continua depois da publicidade

Qual chega mais rápido?

Nesse quesito o campeão é o TED, porque se você realizá-lo até às 17h, ele irá compensar no mesmo dia. Já o DOC, quando feito até às 21h59 somente será efetivado no próximo dia útil.

E se houver erro nos dados?

Quando ocorre equívoco quanto ao CPF, CNPJ ou dados bancários, o cancelamento é automático. Sendo que o DOC pode demorar até dois dias para estornar e na TED isso ocorre no mesmo dia.

Caso o erro seja quanto ao valor, a transferência irá ocorrer normalmente. Dessa maneira, será necessário conversar diretamente com o beneficiário ou — caso o acordo não resolva a situação — procurar a Justiça.

continua depois da publicidade