Exclusão do CadÚnico será retomada em 2023; veja novos prazos e regras

Fique atento para não ter seu benefício suspenso ou cancelado.

As famílias que já foram contempladas por algum programa social do Governo Federal devem ficar atentas quanto à necessidade de atualização dos seus dados junto ao CadÚnico.

continua depois da publicidade

Essa medida é necessária para cerca de 8 milhões de famílias que estão com sua situação junto ao CadÚnico registrada como: averiguação cadastral ou revisão cadastral.

Aqueles do primeiro caso têm novo prazo até 12 de agosto de 2022 para fornecerem as informações e os últimos devem prestar as informações até 14 de outubro do mesmo ano.

continua depois da publicidade

Caso as inscrições não sejam regularizadas, pode haver suspensão dos benefícios e, a partir de julho de 2023, poderá ocorrer a exclusão do cadastro.

Como conferir a situação junto ao CadÚnico

  • Diretamente no site do Cadastro Único. Basta preencher os campos obrigatórios e depois clicar em “Emitir”;
  • Ligando para o número 0800 707 2003 e selecionando a opção 5;
  • Diretamente no seu smartphone, através do app do CadÚnico. Quando abrir o aplicativo, é só fazer o login (usando os mesmos dados da conta gov.br) e, em seguida, informar tudo que for solicitado. Depois, é só verificar sua situação cadastral;
  • Pessoalmente, nos postos de atendimento do Cadastro único, ou nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Quando for emitido o comprovante, verifique a data da última atualização e se há informação quanto à necessidade de corrigir ou ratificar as informações.

Segundo o Ministério da Cidadania, aquelas famílias convocadas para revisão ou averiguação de dados deverão comparecer ao CRAS responsável pela sua região, ou dirigir-se a um posto de atendimento do Cadastro Único mais próximo de sua residência.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que essa atualização também é necessária para aquelas pessoas que ainda não foram contempladas por um benefício, mas desejam consegui-lo.

Isso porque há revisões periódicas das condições das famílias cadastradas, então, para um dia poder conseguir algum auxílio, é importante deixar o governo sempre a par de sua situação social e familiar.