CadÚnico: veja como consultar a situação do seu cadastro em 2022

Fique atento para não ter problemas com o recebimento dos benefícios nos quais sua família já está incluída.

Considerando que existem diversos programas sociais implementados no Brasil e milhões de famílias precisando ser contempladas, o Governo Federal desenvolveu um banco de dados para facilitar o encontro entre essas duas realidades, sendo batizado de Cadastro Único (CadÚnico).

continua depois da publicidade

As informações fornecidas pelos cidadãos são gerenciadas pelo Ministério da Cidadania, que aglutina todos os dados para a definição de quais programas cada família cadastrada pode participar.

É importante deixar claro que o simples cadastro ou atualização não garante que a família consiga ser inserida em um programa, porque os requisitos são muito específicos e avaliados individualmente.

continua depois da publicidade

Agora, caso você já tenha feito sua inscrição no CadÚnico, confira a seguir como consultar a situação do seu cadastro em 2022:

Comprovante de inscrição

  • Ligue para 0800 707 2003, em seguida entrando na opção 5;
  • Vá até o site do Cadastro e preencha todos os campos requisitados. Depois, selecione “Emitir”.
  • Tendo um cadastro em seu nome, haverá um resultado;
  • Utilizando o app do CadÚnico, bastando que você faça o login com sua conta gov.br e depois informe certinho tudo que o aplicativo pedir para conseguir saber se há algum cadastro ativo;
  • Comparecer pessoalmente em algum dos postos de atendimento do Cadastro único.

Caso sua família esteja regularmente inscrita no CadÚnico, haverá a emissão de um comprovante, no qual constará diversas informações. Preste atenção, principalmente, na data na qual foi realizada a última atualização e quando deverá ser feita a próxima.

Essa informação é importante, porque os cadastros desatualizados podem ter os benefícios já concedidos suspensos e, futuramente, até cancelados.

continua depois da publicidade

Caso não saiba quando é necessário realizar a atualização, ou os meios pelos quais fazê-la, dê uma lida neste texto que já publicamos aqui no Tudo Bahia.