CPF irregular pode ser um grande problema; consulte o seu documento

O documento é voltado para o contribuinte, por exemplo, abrir contas em banco, prestar concurso público, solicitar cartão de crédito, entre outros. Saiba mais.

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) destinado a armazenar informações cadastrais de contribuintes que são obrigados a se inscrever no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente.

continua depois da publicidade

No cotidiano, o CPF se materializa em um documento formado por 11 dígitos, feito pela Receita Federal, voltado para identificar os contribuintes – por exemplo, no Imposto de Renda -, para abrir contas em banco, solicitar cartão de crédito, prestar concurso público, contratar empréstimos e financiamentos, obter carteira de trabalho e passaporte.

Vale notar, no entanto, que para o contribuinte realizar todas essas atividades, é preciso que o seu CPF esteja em situação regular. Caso contrário, quando o CPF está em situação irregular (suspenso, nulo, cancelado), o contribuinte é impedido de fazer algumas atividades, que geram consequências em seu dia a dia. Veja quais são elas abaixo:

continua depois da publicidade
  • Receber aposentadoria;
  • Contratar empréstimo;
  • Abrir ou movimentar contas bancárias, seja ela corrente, poupança ou digital;
  • Comprar ou vender imóveis;
  • Ser retirado dos bancos de dados dos bancos e outras instituições financeiras;
  • Tirar passaporte;
  • Fazer financiamentos;
  • Participar de concursos públicos;
  • Receber prêmio de loteria;
  • Em alguns casos, não ser impedido de ocupar alguma vaga de emprego, a depender da política da empresa.

Para evitar então sofrer com as dores de cabeça de um CPF irregular, é importante que o contribuinte consulte – com frequência – o seu CPF para saber qual é a situação do documento. Confira abaixo como fazer essa consulta.

Como consultar CPF online grátis

Para consultar a situação do seu CPF, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, ou o site do e-CAC, ou acessar o aplicativo Pessoa Física (Android e iOS).

Ao acessar, basta informar os dados solicitados nos canais de consulta, como número do CPF e a data de nascimento. Após isso, será apresentado um pequeno relatório com o status da situação do CPF do contribuinte.

continua depois da publicidade

Caso o contribuinte verifique que o seu CPF está em situação irregular, ele precisa fazer uma solicitação no site da Receita Federal e comparecer a uma unidade de atendimento do órgão para concluir a regularização do documento.