Perdeu o seu título de eleitor? Veja como é possível obter a 2ª via

A emissão da 2ª via do documento é feita até dez dias antes da data do primeiro turno das eleições que ocorre no dia 2 de outubro.

Perdeu o seu título de eleitor ou não se lembra onde guardou o documento? Não se preocupe, mesmo sem ter o título em mãos, você consegue votar nas eleições deste ano. Basta apresentar no dia da votação qualquer documento oficial com foto, mas isso, desde que a sua situação eleitoral esteja regularizada.

continua depois da publicidade

De acordo com a Justiça Eleitoral, os documentos oficiais aceitos na hora da votação são os seguintes:

  • RG (carteira de identidade);
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista.

Vale notar que as certidões de nascimento ou de casamento não são tidas como opções pela Justiça Eleitoral.

continua depois da publicidade

Você pode ainda utilizar a versão digital do documento. Basta baixar o aplicativo “e-Título” em seu aparelho. Para fazer o cadastro no “e-Título”, é só informar o número do título de eleitor ou somente do CPF, além de outros dados pessoais. O aplicativo permite consultar a situação eleitoral, o local e a zona de votação e justificar ausências, entre outros serviços.

Caso você já possua o cadastro biométrico, o “e-Título” é aceito como documento de identificação, mas se você é um dos eleitores que ainda não fizeram esse cadastro, é necessário apresentar um documento oficial com foto junto com o título digital na hora da votação.

Mas, caso você queira obter a 2ª via do documento impressa, deve comparecer no cartório eleitoral com os seguintes documentos em mãos:

continua depois da publicidade
  • Documento oficial de identificação contendo informações de nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade;
  • Comprovante de residência recente, ou seja, dos últimos três meses;
  • As pessoas do sexo masculino devem levar também documento que comprove a quitação com o serviço militar (exigência de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que fazer 45 anos).

Mas fique atento quanto ao prazo. A emissão da 2ª via do título de eleitor é feita até dez dias antes do primeiro turno das eleições, que neste ano está marcado para ocorrer no dia 2 de outubro.