Fies 2022: quando as inscrições serão abertas? Confira aqui

Os estudantes poderão escolher uma das duas modalidades ofertadas pelo programa.

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022, no primeiro semestre, acontecerão a partir do dia 8 de março. Os interessados poderão realizar as inscrições acessando o portal do Fies.

continua depois da publicidade

O programa é destinado aos estudantes que não podem pagar as mensalidades das universidades particulares. O pagamento do empréstimo é realizado após o término do curso superior.

Os estudantes poderão solicitar os empréstimos a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado das provas do Enem será divulgado no dia 11 de fevereiro.

continua depois da publicidade

Entre as mudanças feitas esse ano, serão oferecidas duas modalidades de financiamento para os estudantes. As datas e as informações sobre os empréstimos do Fies foram disponibilizadas no edital divulgado pelo Ministério da Educação.

Período de inscrição

Os interessados em fazer o financiamento do Fies, para o primeiro semestre, poderão se inscrever no período de 8 a 11 de março, no portal do programa.

Os resultados dos pré-selecionados sairão no dia 15 de março. Já os estudantes que não estão entre os pré-selecionados, a convocação para lista de espera sairá no período de 16 de março a 28 de abril.

continua depois da publicidade

Já as inscrições complementares serão realizadas após essa divulgação. Elas acontecem no período de 16 a 18 de março.

Fies 2022

As duas categorias de financiamento disponibilizadas para os estudantes são as seguintes:

  • Categoria Fies é um tipo de crédito que vem diretamente do governo;
  • P-Fies é oferecido pelas instituições financeiras a partir de recursos públicos.

Quem pode fazer o financiamento?

O Fies disponibilizará o empréstimo para o estudante e ele vai precisar utilizar a nota do Enem. Essa nota pode ser de qualquer um dos exames realizados desde a edição de 2010.

continua depois da publicidade

Além disso, o interessado precisa ter obtido na nota geral, das questões objetivas, em média de até 450 pontos. O interessado também não pode ter nota zero na redação.