Eleições 2022: veja data limite para tirar ou transferir título de eleitor

Para os eleitores, o calendário prevê a data limite para quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez (ou transferir).

As eleições de 2022 já tiveram o calendário oficial divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Tanto para os eleitores quanto os candidatos devem ficar atento a todas as datas. Nas eleições, serão votados os deputados estaduais, federais e distritais, governadores, senadores e presidente da república, totalizando 1.655 cargos a serem ocupados nas esferas estaduais, distrital e nacional.

continua depois da publicidade

Para os eleitores, o calendário prevê a data limite para quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez (ou transferir). De acordo com o calendário, o prazo máximo para que for tirar ou transferir o título para votar nestas eleições é o dia 04 de maio de 2022. Assim, quem busca mudar o domicílio eleitoral ou tirar pela primeira vez o título de eleitor precisa adiantar o processo o mais rápido possível.

Para transferir ou tirar o título de eleitor, é necessário comparecer ao cartório eleitoral munido dos documentos pessoais e comprovante de residência. No caso de jovens acima dos 18 anos que ainda não tiraram o seu título, é fundamental apresentar o certificado de reservista, ou seja, do alistamento militar.

continua depois da publicidade

A primeira data deste calendário oficial diz respeito às pesquisas de intenção de votos. Os institutos que realizarem pesquisas deverão registrá-las na Justiça Eleitoral para que sejam divulgadas. A obrigatoriedade do registro teve início no dia 01 de janeiro de 2022.

O registro precisa ser feito até cinco dias antes da divulgação da pesquisa, conforme determina a lei eleitoral. Ainda nesta mesma data que se iniciou em janeiro, a distribuição de bens, valores e benefícios encontra-se proibida por parte da administração pública.

Uma data importante para candidatos é a da janela de migração partidária, que terá início em 03 de março e se estenderá até 01 de abril. É neste período que ocorre a troca de partidos por alguns candidatos.

continua depois da publicidade