Enem 2021: Inep atualiza “Guia do Participante” com instruções sobre notas e provas

Dividido em seis seções, o guia pode ser acessado através do portal do Inep ou pela página do governo federal. Saiba mais.

O Guia do Participante já é conhecido de todos que prestam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem. Ele sempre foi muito recomendado para entender o processo de classificação. Porém, o material foi atualizado e traz importantes detalhes sobre notas e provas.

continua depois da publicidade

Na atualização, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou mais didático e incluiu informações importantes para que o participante saiba como é feito o processo de avaliação das questões. Dividido em seis seções, o guia pode ser acessado através do portal do Inep ou pela página do governo federal.

As seções se dividem nos seguintes tópicos explicativos:

continua depois da publicidade
  • Calculando a Nota;
  • Entendendo outros aspectos do modelo de TRI;
  • Procedimentos de Correção;
  • Processo de criação das questões;
  • Principais Dúvidas sobre a nota do ENEM;
  • Entendendo tecnicamente a nota do TRI.

Já para a prova de redação, a atualização não traz muitos detalhes, haja vista que o processo é diferenciado, mas pode ser, igualmente, conferido na Cartilha do Participante. Essa cartilha também está totalmente disponível no portal oficial do Inep.

Sobre o Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998 no então governo de Fernando Henrique Cardoso. Ele é, sobretudo, uma prova de admissão ao ensino superior e que testa o conhecimento individual em quatro áreas do conhecimento, sendo elas: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Os dois programas que abrem as portas aos jovens para o ensino superior, Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação, utilizam o Enem como parâmetros para acesso.

continua depois da publicidade