Plataforma do ConecteSUS voltará a funcionar nesta terça, diz ministro

De acordo com Queiroga, a equipe concluiu com sucesso a recuperação dos dados sem prejuízos.

Os ataques ao site do Ministério da Saúde, que também afetaram a plataforma ConecteSUS, ocorreram na última sexta-feira (10/12). O gestor da pasta, Marcelo Queiroga, confirmou que existe a previsão de restabelecer a normalidade ao sistema na próxima terça (14/12).

continua depois da publicidade

O ministro deu a declaração em entrevista à rede Globo neste domingo (12/12). Ele afirmou que nenhum dado foi perdido. De acordo com Queiroga, a equipe concluiu com sucesso a recuperação dos dados sem prejuízos. O foco, agora, é identificar os hackers responsáveis pelo ataque e buscar reforçar a segurança do sistema.

Ainda foi afirmado pelo próprio ministro que não está descartado um novo ataque, haja vista que os hackers costumam aprimorar constantemente os meios de invadir os sistemas. Devido ao ataque provocado ao sistema, a decisão de adotar o chamado passaporte vacinal para as pessoas que entrassem no país foi adiada para o próximo dia 18 de dezembro.

continua depois da publicidade

Anteriormente, a medida deveria ter sido adotada no último sábado. A decisão para a exigência da comprovação através do passaporte de vacinação foi do ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Luís Roberto Barroso. O governo ainda não divulgou nenhuma medida para realização da determinação do poder judiciário até a solução do restabelecimento do sistema.

Essa foi a terceira vez em menos de dois anos que o sistema do SUS sofreu um ataque hacker.