Não sabe se está com o nome sujo? Veja como consultar pelo CPF

Estar com o nome negativado reduz o nível do score, que é a pontuação para adquirir empréstimo. Saiba como verificar a situação.

Ficar impossibilitado de conseguir crédito no mercado pode atrapalhar muitos planos e realizações. O problema é que existem muitas pessoas que nem sabem se possuem o nome sujo. Para verificar a situação cadastral, os interessados podem fazer a consulta pelo CPF.

continua depois da publicidade

Conforme dados da Serasa Experian, mais de 62 milhões de brasileiros encontram-se negativados, ou seja, com dívidas no CPF que foram lançadas no SPC e Serasa. Com isso, essas pessoas não conseguem contrair empréstimos, cartão de crédito ou mesmo comprar em lojas de forma parcelada no boleto.

Além de tudo isso, estar com o nome negativado reduz o nível do score, que é a pontuação para adquirir empréstimo. Muitas pessoas ficam negativadas e terminam por não saber que estão nessa condição. Na verdade, por força da lei, as empresas têm o dever de notificar o cliente sobre a dívida, prazo para pagamento.

continua depois da publicidade

Como saber se o CPF está sujo

Seguindo o passo a passo, é possível saber se o seu nome foi incluído na lista de devedores do SPC e Serasa. Assim, ficará mais fácil buscar uma negociação da dívida e voltar a ter o nome limpo.

1º passo

Acesso o site da Serasa e faça login com CPF e senha.

2º passo

Dentro da plataforma, clique na opção “Meu CPF” e veja as pendências que estiverem ativas.

continua depois da publicidade

3º passo

Você pode fazer a negociação com a empresa dentro da própria plataforma quando existe alguma proposta. Mas, igualmente, pode procurar negociar diretamente entrando em contato com a companhia.