Após ataque de hackers, sites do ConecteSUS e do Ministério da Saúde saem do ar

Serviços como os dados de vacinação, que emite o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e a Carteira Nacional de Vacinação, foram excluídos.

Um suposto ataque de hackers ocorreu na madrugada desta sexta-feira (10/12). Os sites do Ministério da Saúde e o site/aplicativo ConecteSUS foram afetados. De acordo com informações veiculadas pela imprensa e repassadas pelo próprio Ministério da Saúde, o ataque ocorreu por volta de 01h da madrugada e foi reivindicado pelo “Lapsus$ Group”, que deixou uma mensagem afirmando que copiaram e excluíram os dados e cobraram resgate para liberação.

continua depois da publicidade

Serviços como os dados de vacinação, que emite o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e a Carteira Nacional de Vacinação, foram excluídos. Todavia, já existe uma força tarefa envolvendo autoridades de segurança nacional, incluindo a Polícia Federal, para o restabelecimento das informações, conforme informou o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O site sofreu um ataque de ransomware que é um software maligno, ou malware, que provoca o sequestro de dados. Os criminosos pedem um valor de resgate para disponibilizar novamente os dados. A metade dos ataques, por meio de ransomware na América Latina, são no Brasil. Os criminosos costumam pedir o resgate em criptomoedas, haja vista que torna-se mais difícil conseguir rastrear a transação.

continua depois da publicidade

Em fevereiro deste ano, os criminosos já haviam tentado invadir o sistema. Na última investida, os hackers deixaram a seguinte mensagem: “Arrumem esse site porco ou na próxima vai vazar os dados dos responsáveis por essa porcaria”. No fechamento desta matéria, o site do Ministério da Saúde ainda estava fora do ar.