Receita Federal: saiba como consultar débitos e pendências fiscais

Dívidas e pendências podem incorrer com a  Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Saiba mais.

Algumas pessoas acabam tendo problemas sérios por ignorarem alguns débitos ou pendências fiscais com a Receita Federal. Inicialmente, é necessário entender que, como órgão controlador e fiscalizador da nossa legislação tributária, a RF pode bloquear o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional de Jurídica (CNPJ), conforme as irregularidades ou pendências.

continua depois da publicidade

Muitas pessoas sequer sabem que podem possuir alguma situação dessa natureza e acabam descobrindo quando mais precisam. É importante identificar qual pode ser o tipo de pendência que se tem com a Receita Federal, sendo, portanto, desde um erro no preenchimento de cadastro até questões mais delicadas, como suspeita de fraudes na declaração do Imposto de Renda.

Dívidas e pendências podem incorrer com a  Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Para realizar a consulta, é necessário entrar no portal e-CAC e realizar o login. O interessado pode entrar pela conta gov.br, utilizando login e senha ou uma das alternativas oferecidas.

continua depois da publicidade

Dentro da plataforma é possível consultar alguns serviços, tais como:

  • Consultar as principais informações cadastrais;
  • Consultar o diagnóstico fiscal;
  • Emitir DARF para pagamento de débitos;
  • Gerar o Relatório de Situação Fiscal.

Dentro da plataforma, é possível gerar o Relatório de Situação Fiscal completo com a sua situação cadastral. Assim, é possível identificar quais são as dívidas ou pendências que constam em seu cadastro.

Ao encontrar dificuldades o cidadão poderá recorrer a duas funcionalidades no portal: chat ou no atendimento direto ao cliente que possui várias opções. Caso sejam reconhecidos débitos do cidadão é possível emitir o DARF para pagamento de débitos no mesmo portal.

continua depois da publicidade

O cidadão deve ter ciência de que estar irregular junto a RF o impossibilita de várias situações e direitos, bem como pode gerar problemas em toda a vida financeira e bancária do cidadão. Confira algumas dessas punições:

  • Fica totalmente impossibilitado de contrair um empréstimo;
  • Impossibilita a emissão de certidão negativa de venda ou aluguel de imóvel;
  • Não consegue a emissão de passaporte;
  • Fica impossibilitado de prestar concurso público;
  • Não consegue movimentar a conta bancária, inclusive, tendo valores constantes na conta bloqueados, entre muitos outros.

Desse modo, é muito importante averiguar a situação cadastral e suas pendências com a RF para evitar bloqueio do CPF ou CNPJ e até mesmo de contas físicas e jurídicas junto a instituições bancárias.