Pente-fino do INSS: sem perícia, mais de 85 mil podem perder benefícios

Dos 95,5 mil convocados através de edital, pouco mais de 10.397 já haviam marcado a perícia médica. Saiba mais detalhes.

Uma lista de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, que recebem benefício por incapacidade, podem ter o respectivo benefício suspenso. Ocorre que, na próxima quinta-feira (11), acaba o prazo estipulado para que esses segurados agendem a perícia médica neste pente-fino.

continua depois da publicidade

Dos 95,5 mil convocados através de edital, pouco mais de 10.397 já haviam marcado a perícia. Esses números revelam que 85.191 ainda não fizeram o agendamento e estão na lista de segurados que podem ter a suspensão do benefício.

Como agendar a perícia médica do INSS

Os segurados possuem mais de um canal para conseguirem realizar o agendamento antes que o prazo se esgote. Uma das opções é através do aplicativo ou site “Meu INSS”. Após conseguir entrar utilizando o login de acesso Gov.Br, o cidadão terá acesso a opção “Agendamento”.

continua depois da publicidade

Para os que não possuem muita habilidade com internet ou não conseguem acessar a plataforma, podem recorrer a outro canal de agendamento, que é por meio do telefone 135. Esse canal por telefone pode ser acessado de segunda-feira a sábado sempre nos horários de 7h às 22h.

O pente-fino realizado pelo INSS é para garantir que alguns segurados, que não estão em conformidade com as regras de recebimento, sejam identificados e deixem de receber indevidamente. Entende-se, desse modo, que a tentativa é reduzir o número de fraudes no INSS. Conforme o próprio órgão, a maioria dos convocados estão sem realizar as perícias.

Quem não foi notificado, mas não tem certeza se está ou não na lista, é muito fácil consultar. Basta acessar o edital, usar o atalho de Ctrl+F e digitar o nome completo. Caso esteja na lista, aparecerá destacado em amarelo o nome do cidadão.

continua depois da publicidade