Aulas presenciais serão retomadas em breve no estado de São Paulo

Ao todo, são cerca de 3,5 milhões de alunos no estado de São Paulo com 5,5 mil escolas que retornarão às salas de aula. Saiba mais.

Após longo período sem aulas presenciais obrigatórias por conta das medidas sanitárias impostas pela pandemia, o retorno em São Paulo está programado para a próxima segunda-feira (18/10). A Secretaria de Educação do estado confirmou a obrigatoriedade das aulas, sendo que a determinação abrange escolas públicas e privadas.

continua depois da publicidade

Ao todo, são cerca de 3,5 milhões de alunos no estado com 5,5 mil escolas que retornarão às salas de aula, tendo, como de praxe, a necessidade de justificar ausência apenas mediante atestado médico. O retorno às aulas ainda exigirá, no primeiro momento, que os alunos mantenham um distanciamento das carteiras. Porém, a partir de novembro, essa obrigatoriedade já não será necessária.

O governo ainda possui algumas dificuldades logísticas, sobretudo em relação às escolas que não possuem a devida estrutura física para que o distanciamento nas salas de aulas ocorram. Outros problemas são as condições das unidades escolares que, por sua vez, exigem reparos para a volta às aulas.

continua depois da publicidade

As medidas que exigem o uso de máscara, álcool gel para assepsia das mãos e distanciamento serão mantidas conforme foi informado pela secretaria de educação de São Paulo. Vale ressaltar que, no mês de agosto, as aulas presenciais já estavam 100% liberadas pelo governo do estado. Porém, a medida não era obrigatória. Com a determinação do governo, passa a ser obrigatório novamente.

COVID-19 em São Paulo

Na última atualização sobre os casos da COVID-19 no estado de São Paulo, o número de casos registrados desde o início da pandemia apontavam para 4.384.190 pacientes, com 150.826 mortes.

Seguindo a tendência a nível nacional, a média móvel de novos infectados caiu bastante e aponta para um possível controle da pandemia.

continua depois da publicidade