Plano Safra 2022/2023 terá novos incentivos aos agricultores, informa Banco Central

O processo de incentivo pelo Plano Safra 2022/2023 passa por uma discussão que envolve os ministérios da economia e agricultura em conjunto.

Voltado para uma política de sustentabilidade, o Banco Central busca realizar incentivos através do Plano Safra 2022/2023. Já faz um ano que a instituição lançou sua agenda sustentável e começa a colocar em prática na busca por ter cada vez mais o sentido de preservação ambiental em sua política.

continua depois da publicidade

O processo de incentivo passa por uma discussão que envolve os ministérios da economia e agricultura em conjunto. Existe a expectativa que, neste Plano Safra 2022/2023, já ocorra todas as medidas de incentivos aos produtores.

Já foi adiantado que, entre as medidas de incentivo, haverá um banco de dados de crédito verde, que constará informações de recuperação de pastagens, reflorestamento e o Plano de Agricultura de Baixo Carbono. Em linhas gerais, o Banco Central ainda busca efetuar alterações significativas no Manual de Crédito Rural.

continua depois da publicidade

O objetivo é de tornar mais eficaz os impedimentos na permissão de linhas de crédito que devem seguir, rigorosamente, aos critérios de Ambiental, Social e Governança – ESG (na sigla em inglês). Esse sistema automatizado foi testado de maneira eficaz através do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Muitas fazendas acabaram sendo identificadas como ambientes insalubres para trabalhadores que estavam em situação análoga à escravidão. O sistema promete ser completo e ter, por exemplo, informações de demarcações indígenas, territórios quilombolas, Unidades de Conservação, entre outras.

Na edição 2021/2022 do Plano Safra, algumas medidas envolvendo as questões ambientais já foram tomadas. Uma das medidas foi o incentivo através do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) para aqueles que reduzem a emissão de gás carbônico.

continua depois da publicidade