Banco Central pode restringir horário para fazer transferências por Pix; entenda

O BC informou que está estudando a restrição de certos horários de funcionamento do Pix. Objetivo é de aumentar a segurança para os usuários.

O Banco Central, recentemente, anunciou que estava desenvolvendo uma tecnologia para que as transações financeiras sejam realizadas pelo Pix pudessem ser feitas sem precisar de uma conexão de internet. Agora, a instituição informou que está estudando restringir os horários de funcionamento do Pix como uma forma de reduzir riscos e aumentar a segurança para os usuários.

continua depois da publicidade

De acordo com informações da Agência O Globo, o presidente do Banco Central, Roberto Campos, explicou que a medida é para evitar práticas criminosas através das transações feitas pelo Pix. A tecnologia, que vem sendo estudada pela instituição financeira, deve ser concluída nos próximos meses.

Entre outras medidas que devem ser anunciadas, está a possibilidade de garantir para o usuário o bloqueio das suas transferências em alguns horários do dia. As transações feitas durante madrugada passariam a ser controladas e evitadas através desse bloqueio.

continua depois da publicidade

Funcionamento do Pix

As transações de pagamentos e transferências, que são realizadas através do Pix, começaram a funcionar o dia 16 de novembro de 2020. O Banco Central foi o criador do sistema de transação, garantindo uma tecnologia rápida, prática e que funciona 24 horas; em todos os dias da semana.

A facilidade de realizar as transações bancárias atraiu muitos usuários, principalmente a facilidade de criar a chave que movimenta o Pix. O Banco Central informou, recentemente, que já foram cadastradas 125 milhões de chaves para utilizar os serviços disponíveis.

Os serviços do Pix são realizados através de canais de atendimento das instituições financeiras brasileiras. O pagamento ou transferência pode ser realizado pelo celular, internet banking, agências, caixas eletrônicos e, também, nos  correspondentes bancários, a exemplo das lotéricas.

continua depois da publicidade

Lembrando que o uso do Pix pode ser feito tanto por pessoas físicas como pessoas jurídicas. A utilização da transação é liberada pelas instituições financeiras através do aplicativo do celular do cliente.