Golpe no WhatsApp já afetou mais de 300 mil usuários; entenda

Nessa modalidade de golpe no WhatsApp, os usuários recebem uma mensagem afirmando que existe uma vaga de emprego disponível.

A empresa especializada em cibersegurança, PSafe, divulgou uma pesquisa em que aponta um dado preocupante para os usuários da plataforma de mensagens instantâneas do WhatsApp. Cerca de 300 mil usuários já caíram em golpe no WhatsApp que promete vagas de emprego, mas na verdade é uma maneira de capturar informações dos usuários.

continua depois da publicidade

Os golpes no WhatsApp e na internet em geral se reformulam diariamente e, pelo visto, a cada hora surge uma nova modalidade. A intenção dos golpistas é sempre a mesma: roubar dados para benefícios financeiros. No site da empresa, existem outras pesquisas que apontam para diversos golpes já aplicados em modalidades diferentes.

Novo golpe do falso emprego no WhatsApp

Nessa modalidade de golpe no WhatsApp, os usuários recebem uma mensagem afirmando que existe uma vaga de emprego disponível. Não existe nada mais atraente que vaga de emprego em meio a uma crise ocasionada pela pandemia. O número de pessoas que perderam suas atividades de trabalho, seja como empregado ou como pequeno empreendedor, é muito grande.

continua depois da publicidade

Com isso, acabam buscando oportunidades de emprego. Ao clicar no link da suposta vaga, as vítimas são levadas a responder algumas perguntas simples. Essas, por sua vez, são apenas uma forma de passar mais credibilidade. Logo em seguida, são pedidos dados para suposto preenchimento da ficha cadastral da vaga.

É nessa fase que os dados são captados pelos estelionatários, que pedem número de telefone, dados bancários, CPF, RG, Título de Eleitor e demais informações que possam ajudar quem aplicou o golpe a realizar compras utilizando os recursos da vítima.

Medidas de segurança para identificar o golpe

Existem diversas formas de você conseguir evitar que seja vítima de um golpe no WhatsApp e na internet em geral. Porém, de todas as medidas, a primeira e mais importante é sempre desconfiar da “generosa” proposta. É fundamental observar tudo na mensagem, inclusive se o link tem alguma identificação. Clicar em link suspeito, na maioria das vezes, já é o bastante para um malware ser instalado.

continua depois da publicidade

Segundo é se informar sobre o fato de que, geralmente, empresas não enviam propostas de emprego via WhatsApp. Pode até ocorrer, mas é muito difícil disso acontecer, sendo a maneira mais comum o contato telefônico. Outro fator é perceber que, muitas vezes, a vaga não está relacionada a sua área de atuação.

Observar a escrita, igualmente, é muito fundamental. Os golpistas cometem falhas com erros de português, informações sem muito nexo, entre outros elementos que serão capazes de ser identificados em um simples discorrer sobre a página.