Atendimento presencial do INSS será retomado; veja os serviços

O Instituto Nacional do Seguro Social anunciou, no início desta semana, que irá liberar o agendamento para atendimento presencial. O atendimento presencial INSS será retomado para mais de 12 serviços. continua depois da publicidade O agendamento poderá ser solicitado a partir da próxima quinta-feira (15/07) para serviços que não podem ser realizados à distância, por telefone ou […]

O Instituto Nacional do Seguro Social anunciou, no início desta semana, que irá liberar o agendamento para atendimento presencial. O atendimento presencial INSS será retomado para mais de 12 serviços.

continua depois da publicidade

O agendamento poderá ser solicitado a partir da próxima quinta-feira (15/07) para serviços que não podem ser realizados à distância, por telefone ou via internet.

Atendimento presencial do INSS: serviços

Para agendar o serviço, o cidadão deverá ligar para o telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. O atendente analisará a solicitação do usuário e, se a situação se enquadrar nos casos listados na Portaria 908, publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União, o agendamento será realizado.

continua depois da publicidade

De acordo com portaria da diretoria de benefícios do órgão, o atendimento especializado estará disponível para os seguintes serviços:

  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos;
  • Apresentar contestação de NTEP (nexo técnico epidemiológico)
  • Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
  • Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
  • Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;
  • Consulta à consignação administrativa;
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
  • Solicitar Retificação de CAT;
  • Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa / MOB PRESENCIAL;
  • Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
  • Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;
  • Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru.

Pandemia de COVID-19 reduziu atendimento

A pandemia do novo coronavírus suspendeu, inicialmente, o atendimento total presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social.

Quando as agências puderam ser reabertas, apenas alguns serviços essenciais foram mantidos, como as pericias médicas.

continua depois da publicidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e do auxílio-doença para a maior parte dos brasileiros. Para ter direito ao seguro social, o beneficiário deve pagar uma contribuição mensal ao benefício, que varia de acordo com o tipo de aposentadoria