O Guia do Participante já é conhecido de todos que prestam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem. Ele sempre foi muito recomendado para entender o processo de classificação. Porém, o material foi atualizado e traz importantes detalhes sobre notas e provas.
- Auxílio emergencial: Caixa libera saque da 6ª parcela para novo grupo
- Santander realiza leilão com mais 100 imóveis; preços a partir de R$ 62 mil
Na atualização, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou mais didático e incluiu informações importantes para que o participante saiba como é feito o processo de avaliação das questões. Dividido em seis seções, o guia pode ser acessado através do portal do Inep ou pela página do governo federal.
As seções se dividem nos seguintes tópicos explicativos:
- Calculando a Nota;
- Entendendo outros aspectos do modelo de TRI;
- Procedimentos de Correção;
- Processo de criação das questões;
- Principais Dúvidas sobre a nota do ENEM;
- Entendendo tecnicamente a nota do TRI.
Já para a prova de redação, a atualização não traz muitos detalhes, haja vista que o processo é diferenciado, mas pode ser, igualmente, conferido na Cartilha do Participante. Essa cartilha também está totalmente disponível no portal oficial do Inep.
Sobre o Enem
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998 no então governo de Fernando Henrique Cardoso. Ele é, sobretudo, uma prova de admissão ao ensino superior e que testa o conhecimento individual em quatro áreas do conhecimento, sendo elas: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Os dois programas que abrem as portas aos jovens para o ensino superior, Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação, utilizam o Enem como parâmetros para acesso.