Com objetivo de fazer um levantamento do processo de aprendizagem no país, o Ministério da Educação (MEC) lançou uma plataforma chamada de Avaliações Formativas. Essas avaliações são voltadas a estudantes dos níveis de ensino fundamental, anos iniciais e finais.
- Novo cálculo do ICMS pode impactar estados e consumidores, informa estudo
- Auxílio emergencial: Caixa libera saque da 6ª parcela para novo grupo
A plataforma não será direcionada apenas à rede pública de ensino, mas também para a rede privada. A iniciativa foi do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. As avaliações seguem um padrão conforme o ano letivo.
Nesse ano, estarão disponíveis as avaliações de Matemática e de Língua Portuguesa para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Já para alunos do 2º ao 5º ano, estarão sendo realizadas avaliações de fluência em leitura.
Para o próximo ano, o MEC deverá realizar avaliações de Língua portuguesa e Matemática para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, fazendo, igualmente, a inclusão de Ciências da Natureza.
As avaliações na plataforma ocorrem através de questões de múltipla escolha, contemplando disciplinas da base comum curricular. Na plataforma, é disponibilizado um guia de avaliações para o acompanhamento dos resultados que os estudantes alcançaram.
Conforme divulgado pelo MEC, cerca de 100 mil escolas em todo o país estarão envolvidas no processo de avaliação. Um dos diferenciais da plataforma Avaliações Formativas é que ela não necessariamente segue o conteúdo ministrado na sala de aula.
O projeto, que teve início no ano de 2020, tem como base dar subsídio às redes de ensino no país realizando este “raio-x” das deficiências constantes no processo de aprendizagem, que foram criadas a partir da falta de aulas presenciais por força da pandemia.
Para acessar a plataforma, os professores ou gestores escolares devem fazer seus respectivos cadastros.