Plantas mais caras que joias? Sim, elas existem! A verdade é que para os amantes de plantas, cada uma delas é um verdadeiro tesouro. E dentre as milhares de espécies de flores, plantas e arbustos ao redor do mundo, algumas são mais caras devido sua beleza e características únicas.
Além disso, elas são extremamente exóticas por causa do local onde crescem ou pelo tempo que demoram para florescer. Dessa forma, na lista das plantas mais caras do mundo, temos:
1. Flor Kadupul
A flor Kadupul é considerada uma das flores mais caras do mundo. Seu alto reconhecimento é baseado em sua fragilidade e seu curto tempo de esplendor, limitado a algumas horas.
Esta flor chamada de ‘dama da noite’ ou ‘rainha da noite’ é nativa do Sri Lanka e floresce à meia-noite, em épocas específicas do ano para perecer ao amanhecer.
2. Semper Augustus
De todos os bulbos cobiçados, a Semper Augustus, com suas chamas vívidas em pétalas brancas, era extraordinário por sua beleza, raridade e custo. Pouco antes do estouro da bolha das tulipas, um único bulbo Semper Augustus estava sendo pedido por cerca de US$ 5.700.
Na época, essa quantia de dinheiro poderia ter comprado uma grande casa no canal mais elegante de Amsterdã, ou vestido e alimentado uma família inteira por meia vida.
3. Rosa Dulce de Julieta
Esta flor foi criada a partir de uma citação de Shakespeare em que a personagem Julieta recita um verso para seu amado Romeu e menciona uma flor com mais de 90 pétalas.
Um horticultor chamado David Austin foi o responsável por projetar esta flor peculiar e levou mais de 15 anos para criá-la, e é por isso que a “Rosa de Julieta” em sites de comércio on-line custa até 3 milhões de libras, por buquê.
4. Orquídea Rotchschild
A orquídea Rotchschild (Paphiopedilum rothschildianum), comumente conhecida como orquídea Kinabalu Gold, foi descoberta em 1987, após o que foi exterminada por contrabandistas de orquídeas e tornou-se quase extinta. Seu preço chega a 5 mil dólares por exemplar.
Notável por suas pétalas horizontais imponentes, foi reintroduzida por meio de mudas cultivadas, mas permanece sendo uma planta rara. Assim, ela só vive em estado selvagem no Parque Nacional Kinabalu, na Malásia, e leva muitos anos até que uma única flor apareça.
5. Orquídea Shenzhen Nongke
Essa orquídea foi desenvolvida em laboratório pela corporação de pesquisa agrícola Shenzhen Nongke Group.
A flor levou oito anos para se desenvolver e, em 2005, foi vendida em leilão a um licitante anônimo por impressionantes 1,68 milhão de yuans (cerca de US$ 202.000), tornando-se a flor mais cara já comprada.