Em geral, séries e novelas se concentram em tramas dramáticas, embora tenham se mostrado abertos à experimentação de outros temas. A verdade é que existe uma diferença fundamental entre os dois gêneros: a duração.
Desse modo, a novela é um formato original da América Latina, além de implicar em emissão diária, em horário definido e sua extensão depende da aceitação ou não do público.
Por outro lado, as séries também possuem muitos capítulos que mantêm seu enredo, só que estes são divididos em temporadas. Além disso, cada temporada tem um certo número de episódios.
Veja a seguir outras diferenças entre séries e novelas.
1. Distribuição
Uma novela pode ter muitos capítulos sem interrupções, enquanto uma série pode alcançá-los ao longo de várias temporadas e o tempo de espera entre elas é muito maior.
2. Novos episódios
Devido ao seu viés comercial, as novelas são transmitidas todos os dias, exceto nos finais de semana.
No entanto, como as séries televisivas dão mais atenção ao produto do que à publicidade, geralmente são transmitidas uma vez por semana.
Mesmo em horários de streaming, muitas séries estreiam episódios em um dia específico, enquanto as novelas lançam novos capítulos diariamente.
Porém, isso está mudando à medida que se torna cada vez mais comum ver séries que lançam todos os seus capítulos nas plataformas desde o primeiro dia.
3. Narrativa
Para uma série de TV, os episódios podem ser pequenos enredos em si mesmos. Assim, eles podem fazer parte de uma narrativa maior, mas não necessariamente continuam o que seu antecessor deixou inacabado.
Contudo, isso não acontece nas novelas. Sua natureza exige que a narração seja imediata e que cada um de seus capítulos seja uma continuação precisa do anterior.
Por fim, quanto ao tema central, a série abre um leque mais amplo de possibilidades. Enquanto a novela se desenvolve a partir de uma ou várias histórias que se desenvolvem ao longo dos capítulos.