O Oscar, oficialmente, é a cerimônia de premiação dos filmes selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em 1927.
O grande número de estrelas e o glamour envolvido fez desse evento uma atração mundial, gerando sempre grande repercussão, seja pelos resultados esperados, seja por inúmeras alegações de injustiças.
Conheça um pouco melhor essa festa com os fatos que separamos para você:
1. O que significa Oscar
Tendo origem na palavra do inglês antigo “osgar”, seria a junção dos termos “os” que significava “Deus” e “gar”, que pode ser traduzido como “lança”.
Assim, podemos entender que Oscar significa “lança de Deus” ou “combatente divino”. Mas não existe consenso do porquê a estatueta recebeu esse nome.
2. Maiores perdedores
Tudo bem que ser indicado ao Oscar pode ser considerado uma vitória, porém “Momento de Decisão” (1977) e “A Cor Púrpura” (1985) conseguiram ser indicados em 11 categorias e não faturar nenhuma sequer. Digamos que não é algo a se comemorar, não é mesmo?
3. Início humilde
Hoje muito glamurosa, a primeira cerimônia de entrega das estatuetas aconteceu em 1929, tendo apenas 270 pessoas que pagaram cinco dólares cada uma por um ingresso. O evento foi realizado no Hotel Hollywood Roosevelt e durou incríveis 15 minutos.
4. Suspensões
Uma inundação em Los Angeles, no ano de 1938, foi responsável pela primeira suspensão da premiação.
Também houve dois adiamentos, o primeiro pelo assassinado do Dr. Martin Luther King Jr., no ano de 1968, e o segundo em 1981, devido a um atentado sofrido pelo presidente Ronald Reagan.
5. Televisão
A partir de 1953, os estadunidenses puderam acompanhar a comemoração pela telinha. Já o resto do mundo teve que esperar até 1966 para ter esse privilégio.
Como a sétima arte é apaixonante, ela não vive só de Oscar, afinal existem muitos outros prêmios e ótimos filmes que nem mesmo chegam a ficar famosos. Caso queira ficar por dentro desse mundo, confira as listas de filmes que preparamos especialmente para você, disponíveis em nosso site. Aproveite.