Em agosto de 2020, o novo filme do Homem-Morcego ganhou seu primeiro trailer em um evento virtual, o DC FanDome. Na época, o vídeo gerou euforia nas redes e muitas expectativas para o novo Batman, desta vez, interpretado por Robert Pattinson.
O longa-metragem chegou às salas de cinema do Brasil no Carnaval deste ano e, assim como seus trailers, está dando o que falar. Por isso, separamos cinco curiosidades sobre o novo Batman (claro, sem spoilers).
1. Mentira para faltar no trabalho
Quem nunca, né? Pois Robert Pattinson também usou essa cartada. Certo dia, enquanto estava gravando o filme “Tenet”, do diretor Christopher Nolan (que, inclusive, dirigiu a última trilogia de Batman), o ator disse que tinha uma emergência familiar e não poderia comparecer ao set de gravação.
Nolan, inteirado dos bastidores cinematográficos, questionou Pattinson: “Você está indo fazer o teste para o Batman, não é?”. De fato, essa era a verdadeira razão e, para a sorte do ator, o diretor do novo “The Batman”, Matt Reeves, já havia idealizado a obra com Pattinson em mente para o papel principal.
2. Maquiagem
Um personagem clássico que está no novo filme é o Pinguim, interpretado por Colin Farrell. No papel, o ator está fisicamente irreconhecível graças ao trabalho impecável da equipe de maquiagem.
Outra curiosidade ligada a caracterização é a maquiagem preta nos olhos do Homem-Morcego. Esta é a primeira vez que o herói é mostrado com a sombra escura ao redor dos olhos quando está sem a máscara.
Nos longas anteriores, o personagem usava maquiagem enquanto estava mascarado, mas quando tirava o capuz a maquiagem sumia milagrosamente.
3. Relação entre Batman e Kurt Cobain
Quando o diretor Matt Reeves disse, em entrevista, que o seu Batman era inspirado no Kurt Cobain, ele não estava brincando.
Já no primeiro trailer, a canção “Something in the Way”, do Nirvana, foi identificada como a música tema do filme. Além disso, a personalidade do cantor é vista no Homem-Morcego em vários pontos: voz rouca e baixa, uma raiva contida, melancólico e revoltado, roupas largadas, cabelo solto, e por aí vai.
Outra ligação entre o morcegão e o líder do Nirvana é o vício. Enquanto o roqueiro não conseguia se livrar da heroína, o herói é obcecado por violência.
4. Centenas de takes para conseguir uma cena
Outro personagem icônico do filme é o Charada, interpretado por Paul Dano. Diferente das adaptações anteriores do vilão, apresentando-o como uma pessoa louca, nesta versão, segundo o diretor, ele manifesta comportamentos de um assassino em série.
A curiosidade é que o ator não se conformou com nada menos do que a atuação perfeita. Por esse motivo, uma das cenas de Paul foi refeita quase 200 vezes para alcançar o resultado desejado.
5. Vem nova trilogia?
O final de “The Batman” indica uma lógica de renovação. Assim, não é surpreendente pensar neste filme como o início de uma trilogia, afinal, o morcego da DC está em alta e rendendo pano para manga, tanto na crítica como na audiência.
Outro indício da continuação é o contrato assinado por Robert Pattinson com a Warner, que prevê três filmes. Caso se concretize, esta será a segunda trilogia Batman a chegar às telonas.