Foi-se o tempo em que os cursos universitários eram só os de Medicina, Direito e Engenharia. Agora, além da grande leva tradicional de cursos oferecidos, há cada vez mais instituições investindo em capacitações voltadas à Cultura Pop, como é o caso do Instituto Clive Davis da Universidade de Nova York, que lançou recentemente um curso sobre a cantora Taylor Swift.
Ainda que seja um programa oferecido por uma instituição universitária, é preciso deixar claro que não se trata de uma graduação ou especialização, mas sim de um curso com duração de um mês e meio para estudar o fenômeno da música pop internacional.
A primeira turma começou no dia 27 de janeiro, e as aulas devem seguir até dia 9 de março. Quem dá as aulas é Brittany Spanos, da revista Rolling Stone, e o conteúdo aborda a evolução técnica e artística da cantora e também de outros nomes importantes da cultura pop e country.
A emenda conta, ainda, com discussões a respeito de temas voltados à política de raça em produções de música contemporânea.
O curso
“Por meio de leituras, palestras e muito mais, a classe investiga análises da cultura e da política da adolescência na música pop (…). Também consideraremos tópicos como direitos autorais e propriedade, nacionalismo americano e o impacto contínuo das mídias sociais na indústria da música pop”, explicou texto sobre a descrição do curso.
A novidade deixou os fãs da cantora em êxtase, mas é preciso explicar que Taylor Swift é apenas objeto de estudo e não fará qualquer tipo de apresentação ou aparição durante as aulas. Ainda assim, já existe uma grande fila de espera para as próximas turmas.