O famoso “selo azul” do Instagram pode fazer bastante diferença na vida de algumas empresas e criadores de conteúdo. Afinal, é através dele que suas contas são validadas e verificadas pela plataforma, o que acaba transmitindo certa confiabilidade para os outros usuários. Porém, muitas pessoas possuem algumas dúvidas sobre como consegui-lo. Com isso em mente, detalhamos abaixo quais os requisitos para conseguir o verificado do Instagram.
O que você deve ter para conseguir o selo azul?
Antes de tudo, é importante saber que “selo azul” é o nome pelo qual ele é popularmente conhecido, mas a nomenclatura oficial, segundo próprio Instagram, é Meta Verified. Para consegui-lo, é preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Ser maior de idade;
- Ser ativo na rede social com publicações e outras atividades;
- Apresentar um documento de identidade com foto;
- O perfil deve ser associado ao seu nome e foto real;
- Possui verificação em duas etapas.
Caso cumpra essas características, ainda é necessário pagar por uma assinatura mensal no valor de R$ 55, considerada umas das mais altas entre as redes sociais. Além disso, os pagamentos só podem ser feitos através das lojas de apps de cada sistema operacional, sendo a Apple Store para iOS e Play Store para os Androids.
É possível conseguir verificado sem pagar?
Para resumir, a resposta é sim. Contas maiores, como aquelas com muitos seguidores e publicações, podem solicitar uma verificação que não exige mensalidade. Nesse caso, é preciso enviar um formulário para o Instagram, onde uma equipe especializada irá verificar se você ou o seu negócio se encaixa como algo notável na plataforma.
Nesses casos, é necessário comprovar que o perfil representa uma marca ou uma pessoa, não algo mais generalista. Além disso, é exigido que ele seja público, contando com bio e foto de perfil. Dessa forma, poderá ter sua identidade confirmada, o que contribui para a autenticidade da conta.
É um processo bem simples, tanto para a versão paga quanto a gratuita, mas que possui exigências relacionadas ao objetivo e administrador do perfil.