Os pagamentos via WhatsApp já são uma realidade, mas apenas 7% dos brasileiros cadastraram seus cartões de débito para a função. Isso demonstra uma baixa adesão inicial diante a popularidade do aplicativo de mensagens. Mas, pelo que tudo indica, a plataforma já ensaia uma mudança para garantir mais segurança aos pagamentos.
Um site especializado nas tecnologias dessas plataformas, o XDA Developers, encontrou algumas linhas de código que indicam uma espécie de requisição de documento de identificação pessoal para que a transação seja confirmada. Essas alterações no código fonte foram identificadas na versão atualizada do WhatsApp.
A plataforma não confirmou a informação ainda, mas o indicativo das alterações podem ser um sinal de que essa mudança seja implementada no WhatsApp. De acordo com o site, ainda não é possível ver essa funcionalidade de segurança nos países que contam com os pagamentos pelo app (Brasil e Índia).
O WhatsApp Pay foi lançado inicialmente na Índia, onde passou por testes de funcionalidade e operacionalização e, logo em seguida, chegou ao Brasil. Ele permite a transferência de valores e é operado no Brasil pela Cielo.
Tanto pessoas físicas quanto jurídicas (empresas) podem utilizar o serviço. Para pessoas físicas, não há cobranças de taxas. Todavia, para jurídicas, é cobrado 3,99% por operação.
A função está disponível no aplicativo de mensagens e o usuário poderá optar por utilizá-la fazendo as configurações. Para pessoas jurídicas, ou seja, empresas, é necessário utilizar via WhatsApp Business.