No trabalho ou em casa, é importante saber quem está usando a sua rede de Wi-Fi. Em uma conexão residencial, por exemplo, ter controle e realizar um monitoramento da rede é uma maneira de descobrir se outras pessoas estão usando a sua rede sem autorização. Já no trabalho, permite gerenciar as ações dos usuários e impor limites no consumo da internet.
A seguir, apresentaremos dicas úteis para ajudar a descobrir quem está usando a sua rede de Wi-Fi. Confira.
Acesso às configurações do roteador
Pelo computador
Nas configurações do roteador é possível verificar todos os dispositivos que estão conectados ao Wi-Fi, mas é preciso saber o IP do produto e seus dados de login.
Geralmente, as informações seguem o padrão de cada fabricante, mas há casos em que elas podem ser alteradas pelo próprio usuário.
Confira o passo a passo de como acessar as configurações do roteador pelo computador.
- Primeiro, abra o navegador. Com a página aberta, digite o IP do roteador na barra de endereço e aperte a tecla “Enter” para acessar o painel de controle;
- Em seguida, digite na tela de login os dados de entrada;
- Navegue nos menus até encontrar a opção “LAN”, “Local Network” ou “Wireless”;
- Após isso, busque por uma tabela de dispositivos. Dependendo do roteador, a tabela pode conter informações como endereço MAC, IP e o nome do dispositivo;
- Pronto! Cada linha da tabela corresponde a um aparelho conectado à rede, desde celulares, computadores, TVs até qualquer outro dispositivo com antena Wi-Fi.
Pelo celular
O acesso às configurações do roteador também pode ser feito pelo navegador do celular, com a realização do mesmo procedimento detalhado assim.
Além disso, dependendo da marca do roteador, é possível descobrir quem está usando a sua rede de Wi-Fi por meio do aplicativo oficial da fabricante do dispositivo.
As marcas D-Link, Intelbras, Multilaser e TP-Link (Tether) são algumas das que oferecem aplicativos de gestão de Wi-Fi.
Uso de softwares especializados
Existem vários programas especializados em análise de rede que mostram os dispositivos conectados na sua rede de Wi-Fi.
No celular, Fing (Android) e IP: Tools: Wi-Fi Analyzer são alguns dos exemplos. Já no PC, há opção do Wireless Network Watcher. Veja abaixo como utilizar cada um desses softwares:
Fing (Android)
Somente disponível para aparelhos Android, esse aplicativo é bastante útil para descobrir quem está usando a sua rede Wi-Fi. Para acessar todos os recursos do app, basta fazer o login com sua conta do Facebook, Google ou e-mail comum.
Para utilizar o Fing você deve autorizar o acesso do aplicativo à sua localização. Após isso, o app identificará automaticamente a rede.
Ao selecionar cada dispositivo que apareceu na varredura, você tem a possibilidade de classificá-lo como seu, salvá-lo em seus favoritos, inserir informações adicionais, enviar um “Ping” (ferramenta que testa a conectividade a uma rede) ou até mesmo apagá-lo da lista.
IP Tools: Wi-Fi Analyzer (Android e iOS).
Disponível para aparelhos Android e iOS, o aplicativo consegue fazer uma varredura completa em sua rede para identificar todos os usuários simultâneos.
Além disso, o aplicativo permite ao seu usuário enviar um “Ping” para cada um dos dispositivos encontrados, permitindo descobrir quais deles são realmente seus e qual é o invasor.
Da mesma forma do Fing, para usar o IP Analyzer, você precisa autorizar o aplicativo para acessar a sua localização e estar conectado à rede Wi-Fi.
Você pode fazer uma busca pelos dispositivos que estão usando sua rede de Wi-Fi sem sua autorização através do ícone de menu, localizado no canto superior esquerda da tela, e ainda através da opção “Scanner de Rede”, que inicia a varredura.
Após isso, é só checar os resultados, tocar no nome do dispositivo e selecionar a opção “Ping” para identificar se ele é realmente seu.
Wireless Network Watcher (PC)
Esse software consegue identificar todos os dispositivos que estão conectados à sua rede de Wi-Fi de forma automática, sem que a necessidade de clicar em nenhum botão. Além disso, o programa detecta possíveis invasores de sua rede.