A Black Friday, que nasceu nos Estados Unidos, mas se popularizou no Brasil desde 2010, marca um período especial que movimenta o comércio fortemente. Esta que sempre é comemorada na última sexta feira do mês de novembro, acontecerá no próximo dia 25.
Com efeito, muitas pessoas juntam dinheiro ao longo do ano, para no mês de novembro fazerem suas compras na Black Friday e aproveitar as melhores promoções e maiores descontos nas lojas físicas e online.
No entanto, alguns cuidados são necessários no momento de efetuar suas compras na internet para não cair em golpes e ficar no prejuízo.
Veja a seguir 5 dicas para realizar suas compras online de forma segura:
1. Faça suas compras em sites conhecidos
A chance de você cair em golpes de vendas de produtos falsificados ou que não sejam entregues é grande quando você compra em sites pouco conhecidos.
Desse modo, realize suas compras em sites de lojas oficiais ou que não possuam muitas reclamações nas redes sociais ou comentários negativos dentro da própria plataforma.
2. Verifique se o site é seguro
Os sites que são seguros possuem um cadeado que demonstra que a conexão é segura e livre de spam. Além disso, para a sua segurança, dentro do site de compras, utilize uma senha mais difícil com letras, números e caracteres, para evitar que hackers tenham acesso aos seus dados.
3. Compartilhamento de seus dados
Ainda sobre suas informações pessoais, é essencial ter cuidado com as lojas online que pedem o preenchimento de formulários com dados que são desnecessários para a transação.
4. Wi-Fi
Evite efetuar suas compras por um Wi-Fi público. Isso porque, é possível que haja um compartilhamento de dados e outras pessoas tenham acesso às suas informações.
Assim, procure realizar suas compras somente em casa ou quando estiver em uma rede de wi-fi segura e conhecida, ou com a utilização dos dados móveis do seu celular.
5. VPN
Por fim, outra forma segura de realizar suas compras online, é utilizando uma Rede Privada Virtual (VPN). Em suma, essa é capaz de ocultar seus dados pessoais e sua localização, além de utilizar uma criptografia que evita o vazamento de informações.