No geral, a secadora de roupas não é um item comum nas residências brasileiras, em especial por grande parte das pessoas ter o costume de acionar o modo de centrifugação nas máquinas de lavar. Porém, será que a secadora de roupas consome muita energia elétrica?
Os consumidores interessados em realizar esse tipo de compra precisam se atentar aos critérios técnicos do aparelho, sobretudo no que se refere à eficiência energética. Por via de regra, quanto maior a eficiência, menos a quantidade de energia necessária para o pleno funcionamento do eletrodoméstico. Saiba mais a seguir:
Secadora de roupas consome muita energia elétrica?
De acordo com os especialistas em economia, uma secadora de roupas consome, em média, cerca de 41 kWh por mês. Neste caso, o cálculo é realizado considerando 12 usos mensais com duração máxima de 1 hora. Sendo assim, o consumo é menor do que uma torneira elétrica, por exemplo.
Mais especificamente, a função de lavar e secar da máquina de lavar consome menos energia elétrica do que uma secadora de roupas. Entretanto, sabe-se que a secadora é mais prática e rápida nessa função, pois a lavadora demanda até 4 horas de funcionamento, a depender do tipo de lavagem e tecido.
De qualquer modo, a compra dos eletrodomésticos deve considerar também o impacto nas contas de energia elétrica, gás e água da residência, pois todos esses fatores serão alterados pelo novo aparelho.
Ainda que a secadora de roupas tenha um consumo menor que outros itens domésticos, como o caso da lavadora de louças, é importante se atentar aos detalhes técnicos.
Acima de tudo, o cálculo apresentado anteriormente foi feito com base em especificidades técnicas e uma média de consumo. Portanto, é possível que a quantia de energia elétrica gasta no final do mês seja maior ou menos, a depender da frequência de uso.