Atalhos de teclado são combinações de teclas que executam uma determinada ação, neste caso dentro do programa Excel. Isso lhe dará a oportunidade de realizar mais tarefas ou evitar atrasos na entrega de relatórios periódicos.
Hoje, na maioria dos trabalhos, o uso do Excel é praticamente obrigatório quando se trata de contabilidade, organização de tarefas ou gestão de projetos. Ao começar a usar planilhas, é muito importante que você conheça as principais fórmulas, atalhos e truques dessa ferramenta da Microsoft.
Se você deseja melhorar seu uso do Microsoft Excel, separamos abaixo os melhores atalhos para você aproveitar ao máximo um dos programas mais complexos e usados na atualidade.
1. ALT + =
Para adicionar rapidamente uma coluna ou linha, clique na primeira célula vazia da coluna. Em seguida, digite ALT + = para adicionar os números em cada célula acima.
2. CTRL + SHIFT + 4
Às vezes, os truques de teclado parecem aleatórios e sem nenhuma lógica por trás deles. Mas, isso não é verdade. Para formatar um número como moeda, é CTRL + SHIFT + 4.
A combinação das teclas SHIFT e 4 parece aleatória, mas na verdade é proposital porque SHIFT + 4 é o cifrão ($). Então, se quisermos formatá-lo como uma moeda, é simplesmente: CTRL + $ (onde o cifrão é SHIFT + 4). O mesmo raciocínio vale para formatar um número como uma porcentagem.
3. CTRL +`
Como você já deve saber, quando o Excel mostra resultados inesperados, é devido a um erro na fórmula. Portanto, exiba a fórmula usada em uma célula pressionando apenas duas teclas: Ctrl + ` (tecla de acento agudo).
4. CTRL + tecla para cima ou para baixo
Normalmente, as linhas são preenchidas com conjuntos de dados infinitos e há a necessidade de chegar à primeira ou à última célula.
A rolagem às vezes é válida, mas a maneira mais rápida de fazer isso é a combinação das teclas CTRL + ↑ para pular para a célula superior ou CTRL + ↓ para descer até a última célula.
5. CTRL + –
O gerenciamento das colunas e linhas na planilha é uma tarefa que acaba ocupando o dia inteiro.
Seja adicionando ou excluindo, você pode economizar um pouco de tempo se usar a seguinte combinação: CTRL + – (tecla menos) excluirá a coluna e CTRL + SHIFT + = (tecla igual a) adicionará uma nova coluna.